10 tipos de picadas de insetos e suas características

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Os casos de picadas de insetos no Brasil acontecem, principalmente, no verão devido à maior presença desses animais em regiões quentes e úmidas. Por isso, é importante conhecer os tipos de picadas de insetos e suas reações para combater essa praga e proteger sua família.

Tipos de picadas de insetos: principais grupos

As reações adversas provocadas no ser humano podem ser causadas por dois tipos de picadas de insetos:

  • Sugadores ou hematófagos

Os tipos de picadas de insetos desse grupo provocam reações locais e, normalmente, auto-limitadas. São mais frequentes em crianças de 4 meses até 8 anos de idade, pois as substâncias salivares inoculadas na picada podem desencadear reações alérgicas.

Tipos de picadas de insetos hematófagos: causas e reações

  • Mosquitos

As picadas de mosquitos provocam manchas vermelhas inchadas do tamanho médio de uma fruta pequena. Quando picam, esses animais injetam sua saliva na ferida, provocando dormência na área. Costumam picar regiões onde a pele é mais fina.

  • Pernilongos

Os pernilongos são mais comuns em locais com ocorrência de água parada. Esses animais costumam picam área do corpo distantes umas das outras e causam uma bolha subcutânea, avermelhada, que provoca coceira.

  • Borrachudos

Os borrachudos também costumam picar áreas expostas do corpo. Sua picada apresenta um pontinho de sangue coagulado no centro, além de inchaço, vermelhidão e temperatura mais alta na região ao redor.

  • Mutucas

Maiores e mais robustas que as moscas comuns, as mutucas picam e sugam o sangue de forma dolorida. Sua picada causa vermelhidão ao redor da ferida, que logo causa coceira.

  • Pulgas

Os tipos de picadas de insetos desse grupo se localizam nas áreas mais quentes do corpo, como barriga e dobras, e ficam agrupadas. Além das pequenas marcas avermelhadas, as picadas de pulgas irritam a pele e causam coceira.

 

Espécies que injetam veneno

As picadas dos insetos desse grupo podem provocar reações graves, pois na primeira picada o indivíduo já pode se tornar sensível. Dessa forma, a próxima picada pode resultar na anafilaxia ou ainda em um choque anafilático.

Características dos tipos de picadas de insetos que injetam veneno

  • Vespas

A picada da vespa deixa a pele avermelhada e inchada, além de provocar dor, queimação e coceira intensa. A picada também pode provocar sangramento e, em casos de pessoas alérgicas, pode ocorrer um choque anafilático.

  • Abelhas

Normalmente, as abelhas deixam seu ferrão no local da mordida, sendo necessário removê-lo. A picada pode deixar a região avermelhada e inchada, além de causar uma dor forte e a sensação de queimação. Pessoas alérgicas podem apresentar problemas respiratórios devido ao veneno das abelhas.

  • Formigas

Algumas formigas apresentam picadas dolorosas e podem até deixar cicatrizes. Seu veneno possui toxinas que podem provocar reações alérgicas e até choque anafilático. A picada costuma deixar uma mancha rosa, coceira e sensibilidade na pele ao redor dela.

  • Lacraias

As picadas das lacraias são dolorosas e resultam em uma mancha forte. Em caso de picadas por lacraias grandes, também é possível apresentar febre, calafrios, tremores e suores.

Como evitar os tipos de picadas de insetos

– Mantenha os jardins e quintais limpos e fiscalize construções e terrenos baldios próximos de você;

– Deixe a grama aparada e bem cuidada;

– Sacuda roupas e sapatos antes de usá-los em áreas rurais;

– Vede frestas e soleiras das portas e janelas ao escurecer.

Produtos para combater os diversos tipos de picadas de insetos

Os diferentes tipos de picadas de insetos devem ser identificados e tratados imediatamente para evitar complicações. Além disso, é fundamental usar produtos adequados para combater esses animais.

O Grupo Kelldrin possui produtos cuidadosamente desenvolvidos para proteger sua casa e sua família dessas pragas. Converse com um vendedor especializado e saiba qual a solução ideal para o seu problema. Entre em contato pelo Whatsapp (62) 99972-9435 ou pela nossa central de atendimento

O que achou? deixe seu comentário:

A família é nosso bem mais precioso

Acompanhe as novidades e dicas Kelldrin para manter sua família protegida.

Tag: , , , ,