Fungos: saiba como diferenciar fungos e pragas em plantas

O sinal é o mesmo: as folhas ficam cheias de pontos brancos que se espalham e vão tomando conta da planta. Para controlar o problema do jeito certo é importante saber o que está atacando, se é fungo ou algum animal.

As verdadeiras doenças são causadas por fungos, bactérias ou vírus. Geralmente, os dois primeiros são os mais preocupantes. Os vírus raramente causam estragos no jardim. A ferrugem, o oídio (pó branco), a doença dos tomates (míldio), a podridão cinzenta do morango, as manchas pretas na folha do bordo – entre outras – são doenças causadas por fungos. Utiliza-se um produto “fungicida” para tratar a planta. As doenças causadas pelos fungos normalmente são causadas por mudanças climáticas ou mesmo do próprio ambiente.

 

 

Os exemplos citados acima não têm nada a ver com pragas, sendo neste caso um animal a causa dos estragos na planta picando-a ou comendo-a. Geralmente tratam-se de insetos, pássaros ou moluscos (caracóis ou lesmas). As pragas geralmente deixam pistas: excrementos, baba e o casulo de uma larva, por exemplo. Um produto destinado a tratar os fungos não é eficaz por aqui.

 

DIFERENÇAS

É relativamente fácil distinguir os estragos causados por uma doença, dos estragos causados por uma praga. A doença avança de forma progressiva.

 

 

O pó branco (oídio), por exemplo, vai avançando pouco a pouco das folhas aos caules das plantas. A praga provoca estragos por etapas, a cada vez que se alimenta. As lagartas, por exemplo, escondem-se de dia e saem durante a noite. De um dia para o outro a planta pode estar completamente estragada pois geralmente são vorazes! O tipo de estrago também é diferente: quando há uma praga, a diferença entre a parte sã da planta e a parte atacada é flagrante. As doenças, ao contrário, não deixam fronteiras perceptíveis entre a zona sã e a zona doente.

 

 

Por isso, é importante observar bem as plantações: caso haja um pequeno estrago, observe a planta nas zonas circundantes e veja como se alastra. Se os limites não são bem definidos e vão avançando pouco e pouco pode ser uma doença. Se os estragos são localizados deve haver uma praga por lá.

 

 

A Kelldrin possui produtos específicos para cada caso. Se seu jardim está sofrendo com fungos, você pode contar com Fungi Thor e Óleo de Neen. Agora, caso haja ataque de pragas e insetos, você pode optar por MATT Pulgões, Kellthine Casa e Jardim e  Kellmicida.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin

O que achou? deixe seu comentário:

A família é nosso bem mais precioso

Acompanhe as novidades e dicas Kelldrin para manter sua família protegida.

Tag: , , , , ,
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsAp

× Como posso te ajudar?