Em um cenário onde a saúde pública está constantemente enfrentando o desafio persistente que é o mosquito Aedes aegypti, abordaremos estratégias eficazes para identificar e combater à dengue, visando proteger a saúde de sua família e comunidade. Vamos nos aprofundar em como reconhecer o mosquito, os locais propícios para sua reprodução e medidas essenciais de proteção.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

 

  • Identificando o Mosquito da Dengue.

O Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, apresenta características particulares que o distinguem de outros mosquitos, como o pernilongo. As diferenças notáveis do Aedes aegypti são:


Tamanho e estrutura: ele é pequeno, com listras brancas no corpo e patas.
Padrão de voo: Apresenta voos curtos e rápidos, sendo especialmente ativo durante o amanhecer e entardecer.
Hábitos alimentares: Prefere se alimentar de sangue humano, sendo a fêmea a principal transmissora de doenças.

 

  • Locais propícios para reprodução.

 

Este mosquito busca água parada para depositar seus ovos. Vasos de plantas, pneus, garrafas vazias e caixas d’água mal vedadas são locais ideais. Uma revisão detalhada em sua residência é fundamental para eliminar possíveis criadouros.

 

  •  Estratégias de proteção:

Repelentes eficientes: Escolha repelentes com eficácia comprovada contra mosquitos como o Insect Block, formulado para afastar mosquitos, pernilongos, borrachudos e muriçocas, contendo o ativo DEET e reconhecido como o mais eficaz do mercado. Utilize especialmente durante o amanhecer e entardecer.

Telas mosquiteiras: Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito em ambientes internos.

Vestimentas adequadas: Opte por roupas de manga longa e calças compridas que minimizem a exposição da pele durante o dia proporcionando alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Repelentes elétricos: Durante a noite, ao dormir, utilize Kellthine Repelente Elétrico que é eficaz contra pernilongo e mosquito da dengue, deixando uma porta ou janela do ambiente aberta para que os insetos possam sair, garantindo uma noite mais protegida.

Inseticidas para vasos e plantas: Em meio a beleza das plantas, é crucial garantir que os mosquitos não se proliferem. Utilize inseticidas próprios para as plantas como o Kellthine Casa e Jardim e o Matt Pulgões, produtos eficazes contra o mosquito e outros insetos.


Kellthine Repelente Elétrico

Kellthine Casa e Jardim

Matt Pulgões - Kelldrin

Matt Pulgões

 

  • . Cuidados especiais em épocas de surto:

 

Fique atento às informações locais sobre surtos. Os períodos do ano com maior transmissão são justamente nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. Intensifique as medidas preventivas e mantenha-se informado sobre a situação epidemiológica.

Essas são algumas dicas que vão ajudar você a proteger sua casa e comunidade, tornando o ambiente um lugar mais seguro e livre de mosquitos da dengue.
Acesso nosso site www.kelldrin.com.br e confira outros produtos que vão auxiliar no combate à dengue, insetos e pragas.