Você com certeza já deve ter ouvido frases sobre a importância de conhecer o inimigo para derrotá-lo. Pois bem, essa máxima também é válida para combater baratas, tão temidas por muita gente, seja pelo perigo de transmissão de doenças e provocar alergias, ou por nojo e até mesmo fobia.
A seguir, reunimos as 13 principais curiosidades sobre as baratas, sua biologia, hábitos e táticas de sobrevivência. Assim, será muito mais fácil realizar o combate e evitar maiores problemas em caso de uma infestação. Siga a leitura!
1- São insetos muito antigos
Sim, elas estão sobre a Terra há mais de 300 milhões de anos. Ou seja, as baratas são muito mais antigas que nós, seres humanos, que chegamos por aqui há cerca de 9 milhões de anos. Segundo a Ciência, algumas espécies precedem até os dinossauros.
2- Elas sobrevivem até 2 semanas sem água e 1 mês sem comer
As baratas têm uma grande habilidade de sobrevivência e conseguem ficar sem comer e beber água por longos períodos por serem animais de sangue frio, isto é, conseguem baixar sua taxa de metabolismo para conservar energia em tempos de escassez.
Justamente por isso também são consideradas muito preguiçosas, porque passam 75% do seu tempo paradas, sem fazer nada.
3- Podem sobreviver sem a cabeça
Já se deparou com alguma barata andando por aí sem cabeça? É assustador! Isso ocorre porque sua respiração não é controlada pelo cérebro, mas por estruturas espalhadas pelo abdômen. Além disso, quando perdem a cabeça, um gânglio nervoso localizado no tórax passa a coordenar os movimentos, permitindo que fujam de ameaças.
Outro detalhe: o corpo delas tem um revestimento de células sensíveis à luz, permitindo que corram para as sombras para se proteger. Por não conseguirem beber água, acabam morrendo em até duas semanas.
4- Baratas têm uma dieta adaptável
Mais uma curiosidade relacionada ao grande instinto de sobrevivência desses insetos. As baratas são onívoras, o que significa que podem comer matéria vegetal e animal. A alimentação é variada, desde matéria orgânica em decomposição até cola e sabão. Também adoram doces, alimentos gordurosos e de origem animal, como carne, leite e queijo, mas qualquer resto de comida é o suficiente.
5- São corredoras rápidas
Já tentou correr atrás de uma barata com um inseticida na mão para eliminá-la? Não é uma tarefa fácil, já que elas conseguem alcançar uma velocidade de até 5 km/h, o que é impressionante para o seu tamanho.
6- Há cerca de 4.500 espécies de baratas no mundo
Mas fique tranquilo, pois menos de 1% vive próximo aos seres humanos e somente algumas espécies são consideradas pragas, o que acontece porque podem carregar em suas patas microorganismos causadores de doenças, especialmente diarréia e infecção intestinal.
7- Baratas são animais noturnos
Por não gostarem de luz, as baratas costumam circular mais à noite, quando saem de seus esconderijos à procura de comida e parceiros sexuais. Encontrar uma barata durante o dia é um grande sinal de infestação, visto que para cada barata avistada, existem dezenas escondidas.
8- Não podem sobreviver a altas doses de radiação
Esse é um assunto controverso, mas a comunidade científica reconhece que as baratas têm alta resistência à radiação, mas não são imunes aos seus efeitos. Estudos mostram que, embora possam suportar doses moderadas de radiação melhor do que muitos outros organismos, inclusive nós, exposições prolongadas ou em níveis extremos podem causar danos ao DNA, mutações genéticas e até a morte.
9- A reprodução é rápida
Sim, as baratas são conhecidas por se reproduzirem rapidamente. Cada fêmea tem uma taxa de reprodução alta e pode atingir a maturidade sexual em um curto período de tempo, o que contribui para seu potencial de proliferação rápida em ambientes onde encontram alimentos e abrigo adequados.
10- Podem se adaptar a vários climas e ambientes
As baratas têm o que chamamos de resiliência climática, já que podem viver em florestas tropicais, desertos e até mesmo nos climas frios do Ártico. No caso do ambiente urbano, os locais preferidos são o lixo e o esgoto.
11- Preferem viver em grupos
Falamos anteriormente que para cada barata avistada, existem dezenas escondidas. Isso acontece porque elas são criaturas sociais, usando sinais químicos para se comunicarem entre si e estabelecerem territórios de grupo.
12- Baratas são cegas
Não é por causa dos olhos que baratas correm de você ou voam na sua direção. É pelas antenas que elas detectam vibrações, mudanças de temperatura e umidade. Outros sentidos como o olfato e o paladar também dependem das antenas.
13- E por fim, elas não voam na direção dos humanos para atacar
Baratas voadoras causam medo em muita gente, mas quando voam em direção às pessoas, não é com intenção de atacá-las – ainda bem! Elas são animais geralmente tímidos e evitam o contato direto com humanos sempre que possível.
Mas em algumas situações, esses insetos podem parecer estar se aproximando de pessoas devido à sua busca por recursos ou seu comportamento natural de voo em busca de abrigo ou acasalamento. É importante notar que as baratas são mais propensas a fugir do que a atacar quando se sentem ameaçadas.
Agora que você conhece bem as baratas, vamos ao combate! A Kelldrin tem uma série de produtos para acabar com as infestações, como é o caso do Barakell Gel, gel inseticida indicado para eliminar as baratas alemãs (baratinhas) e barata de esgoto ou voadeira.
Tem também o Poderoso Multi inseticida Aerosol Mata Barata, um aerosol que além de combater baratas rasteiras e voadeiras, também ajuda da eliminação de outras pragas, como o mosquito Aedes aegypti, formigas, escorpiões, pulgas, lacraias e lagartas.
Quer conferir a lista completa de produtos da Kelldrin para combater infestações de baratas? Clique aqui e acesse nosso site.