Lesmas e caracóis são velhos conhecidos de todo jardineiro ou de quem se aventura em cuidar do próprio jardim, principalmente em locais onde o calor e a umidade tendem a ser maiores. Mas a presença desses animais não significa exatamente um problema. A ameaça à saúde e à beleza das plantas começa quando há uma grande proliferação, o que pode acontecer da noite para o dia.

E não são só as plantas que podem sofrer danos. Esses animais podem ser hospedeiros de parasitas causadores de doenças graves, como é caso da meningite eosinofílica, a esquistossomose, a fasciolose e a angiostrongilíase abdominal.

Por isso, preparamos esse conteúdo especial para você saber como proteger o seu jardim das lesmas e caracóis, bem como realizar um combate mais agressivo quando necessário. Com nossas dicas, você correrá menos riscos de encontrar suas plantas parcialmente devoradas de um dia para o outro, bem como realizar a prevenção dessas doenças.

Primeiramente, qual a diferença entre lesmas e caracóis?
Antes de mergulharmos mais fundo em como lesmas e caracóis se proliferam e como combatê-las, é importante entender a diferença entre eles.
Ambos são moluscos terrestres, mas os caracóis têm conchas espirais distintas em suas costas. Também tem hábitos alimentares semelhantes, preferindo materiais vegetais, mas as lesmas são particularmente atraídas por plantas jovens e tenras. Já os caracóis preferem folhas, frutas e hortaliças em decomposição.

Vale destacar também que a falta de concha torna as lesmas mais vulneráveis à desidratação e predadores, levando-as a procurar ambientes úmidos e sombreados.

Como lesmas e caracóis se proliferam?
Caracóis e lesmas são animais hermafroditas, ou seja, possuem órgãos reprodutores tanto masculinos quanto femininos. Mesmo assim, precisam de um parceiro para se reproduzirem. Durante o acasalamento, os caracóis e lesmas fertilizam um ao outro e depositam seus ovos em locais úmidos e protegidos, como debaixo de folhas ou em solo macio.

Os ovos eclodem após algumas semanas, liberando jovens moluscos que passarão por várias fases de crescimento até atingirem a maturidade sexual. Uma vez maduros, esses caracóis e lesmas continuarão o ciclo reprodutivo, contribuindo para a rápida proliferação em seu jardim.
Essas pragas se reproduzem rapidamente, especialmente em climas úmidos e quentes. Uma única lesma pode depositar até 400 ovos em uma temporada, e as condições ideais de um jardim bem regado oferecem um ambiente propício para sua proliferação.

Por isso, ao combater caracóis e lesmas, é importante não apenas visar os indivíduos adultos, mas também interromper esse ciclo de reprodução, adotando medidas preventivas e estratégias para evitar uma infestação completa.

6 estratégias para prevenir e combater lesmas e caracóis

A seguir, reunimos algumas estratégias que, na prática, tem se mostrado eficientes para proteger seu jardim do ataque desses animais:
Limpe regularmente o jardim, removendo possíveis abrigos e esconderijos preferidos de lesmas e caracóis, como folhas caídas, pedras soltas e madeira empilhada.

A chamada “catação manual” de lesmas e caracóis é uma das opções mais naturais, eficazes e simples de controle da praga, quando se trata de uma pequena área afetada. Mas faça isso usando luvas de proteção ou sacos plásticos, nunca entrando em contato direto com os animais.
Crie barreiras físicas ao redor das plantas usando materiais como cascas de ovos esmagadas, areia grossa ou serragem. Essas substâncias ásperas são difíceis para caracóis e lesmas atravessarem.

Coloque armadilhas ao redor do jardim, como pratos rasos cheios de cerveja ou uma solução de água e detergente. Os animais serão atraídos pelo cheiro e acabarão afogados na mistura.
Integre plantas repelentes em seu jardim, como lavanda, alecrim, hortelã e salva. O odor delas desagrada os caracóis e lesmas, mantendo-os afastados.

Em casos de grande proliferação, o mais eficaz é aplicar o Lesmicida 5% Kelldrin, uma isca granulada à base de metaldeído com atrativo resistente à água. Nosso produto tem ação eficaz para combater pragas de lesmas e caracóis, basta seguir corretamente o modo de uso:

Aplique 1g/m² do Lesmicida 5% fazendo montículos distanciados de 80 cm a 1m em todos os sentidos, fazendo a aplicação localizada no solo.
Evite o contato direto do produto com as mãos.
Em caso de grandes infestações, repetita a aplicação após 7 a 10 dias.

Viu só como a prevenção e o combate de lesmas e caracóis no seu jardim não é um bicho de sete cabeças? É importante manter os cuidados indicados, ficar de olho na proliferação e, conte com a Lesmicida 5% Kelldrin para acabar com a praga com agilidade e segurança.