Descobrir que há ratos em casa gera um grande desconforto e tira a paz de todos os moradores, visto que os roedores podem transmitir diversas doenças como salmoneloseleptospirose e toxoplasmose, além de danificarem diversos objetos. Por isso, existem algumas medidas indispensáveis para prevenir o problema, além de produtos imbatíveis que se tornarão seus aliados.

Uma infestação de ratos em casa pode tirar a paz de todos os moradores do seu lar, já que os roedores são espertos, hábeis e difíceis de serem capturados.
Sua proliferação é altamente veloz e eles costumam chegar até as casas por meio de esgotos, bueiros e enchentes, buscando comida e locais seguros para se reproduzirem. Por isso, a prevenção e combate devem ser feitos o quanto antes a fim de domar o problema.
O primeiro passo é conhecer os três principais tipos de invasores que podem entrar em sua casa para então saber como lidar com eles e como evitá-los. Confira:

Ratazana

São ratos de esgoto e gostam de viver em lugares úmidos. Uma de suas principais características é o tamanho: podem ter até 50 cm de comprimento considerando o corpo e a cauda, além de conseguirem nadar perfeitamente. Se alimentam de restos de comida e têm hábitos noturnos, passando a maior parte dos dias nas tubulações.

Rato-Preto

É o mais provável de ser encontrado em ambientes domésticos. Sua habilidade de escalar paredes permite que se esconda em forros, sótãos, telhados e muros. Suas medidas ficam entre 15 e 20 cm, tendo como outra característica forte o tamanho das orelhas. Costuma se alojar próximo a lugares que tenham armazenamento de comidas, como depósitos.

Camundongo

A menor espécie entre os roedores que podem invadir sua residência, medindo cerca de 10 cm. Suas orelhas são arredondadas e circulam por toda a noite em busca de comida, fugindo de forma muito ativa de qualquer situação de perigo.

Como descobrir se existem ratos em minha residência?

Os roedores podem deixar algumas pistas bem familiares nos lugares que estão vivendo, como pegadas, fezes, odores e barulhos específicos. Além disso, por terem dentes que nunca param de crescer, eles estão sempre roendo com a intenção de desgastar sua dentição. Com isso, também é possível saber se existem roedores no ambiente atentando-se ao surgimento de itens ou mantimentos roídos. Preste atenção também em seus animais de estimação: caso eles passem a ficar muito agitados durante a noite, é possível que existam roedores no local.

Aprenda a eliminar os ratos da sua casa

Depois de perceber os sinais, o próximo passo é encontrar as melhores maneiras de acabar com os ratos como eliminar os ambientes propícios para sua proliferação. Existem venenos altamente eficazes para exterminar os roedores e devolverem a tranquilidade ao seu lar, acabando com o problema com extrema rapidez. Afinal, qual o melhor veneno para rato?
Separamos algumas dicas de veneno para rato, confira:

Kellmat Bloco: Ideal para ambientes úmidos, ele agirá através de blocos que servirão como pontos de iscagem, devendo ser colocados onde os roedores transitam.

Kellmat Bloco Caixinha: Possui a mesma função e uso do Kellmat Pro, estando disponível em caixinhas com menor quantidade de produto; ideal para ambientes pequenos.

Kellmat Cola Rato: Indicado para capturar ratos sem a necessidade de utilizar venenos, servindo como um “adesivo” que irá capturar o roedor. Deve-se colocar um atrativo como isca no centro da armadilha.

Kellmat Granulado Saco 40x25g

Kellmat Raticida Granulado Saco 40x25g: Iscas que deverão ser colocadas nos locais onde os ratos transitam, matando por hemorragia interna em um período de 3 a 5 dias.

Kellmat Raticida Granulado: Iscas que deverão ser colocadas nos locais onde os ratos transitam, matando por hemorragia interna em um período de 3 a 5 dias.

Kellmat Pó: O produto deverá ser polvilhado onde os roedores transitam, aderindo aos seus pelos e patas e posteriormente ingerido no processo natural de limpeza por meio de lambidas.

Kellmat Semente de Cereais Saco 40x25g

Kellmat Semente de Cereais Saco 40x25g: Iscas feitas de sementes de cereais que deverão ser colocadas nos locais onde os ratos transitam, matando por hemorragia interna em um período de 3 a 5 dias.

Kellmat Sementes de Cereais - Kelldrin

Kellmat Semente de Cereais: Iscas feitas de sementes de cereais que deverão ser colocadas nos locais onde os ratos transitam, matando por hemorragia interna em um período de 3 a 5 dias.

Cuidados para prevenir o aparecimento de ratos

Muitas pessoas acreditam que ter gatos em casa já é o suficiente para acabar com os roedores, mas tal pensamento é muito equivocado. Ter um gato em casa só fará com que os ratos tenham ainda mais cautela e se escondam, mas isso não significa que foram embora. Eles ainda estarão ali se proliferando e esperando o momento certo de sair.
Desse modo, deve-se também tomar outros cuidados, evitando criar ambientes propícios para o surgimento. Atente-se para não proporcionar os 4 A’s que tais pragas necessitam para viver: acesso, abrigo, alimento e água.

• Acesso: para evitar o acesso, é importante colocar barreiras nos ralos e impedir que os ratos subam pelo encanamento. Vede também os buracos internos nas paredes para que eles não entrem em casa e lembre-se de deixar os externos abertos para que possam ir embora;
• Abrigo: não acumule entulhos que possam gerar abrigo, visto que eles poderão servir de ninho para os roedores. É necessário manter a faxina sempre em dia;
• Alimento: proteja qualquer fonte de alimento e evite que os restos de comida fiquem em ambientes abertos. Sempre tampe as latas de lixo e os potes de ração. Esse é um dos pontos mais importantes, já que a maioria dos ratos se estabelecem próximo a fontes de comida;
• Água: mantenha caixas d’água e reservatórios tampados e verifique periodicamente se não existem vazamentos que permitam que os roedores matem sua sede.

Para saber mais sobre os produtos Kelldrin, acesse agora mesmo www.kelldrin.com.br

Fontes utilizadas:
Blog Desinservice
Mortein
Cleanipedia