Doenças que pulgas podem causar e a melhor forma de dar banho no seu pet

O seu pet é muito mais que um simples animal de estimação, são companheiros, tem personalidade própria, dividem a casa com a família e muitas vezes até a cama.

Garantir que seu cão ou gato esteja saudável é tão importante para ele quanto para você, seus filhos e toda a sua família. Por isso, é necessário sempre se manter atento à saúde dele, até porque os pets não conseguem se comunicar como nós.

Manter a higiene, as unhas aparadas, e a tosa em dia, são formas de cuidado, também precisamos estar atentos para sempre prevenir as pulgas e, se caso o pet seja atingido pelas por esse parasita, um tratamento deve ser feito para evitar que o bichinho sofra com a coceira e outros problemas decorrentes dessa praga.

As pulgas podem ser transmissoras de doenças graves para animais e humanos e podem, inclusive, levar à morte. 

A Pulga é um inseto
Isso mesmo, as pulgas estão entre os insetos que mais causam problemas ao ser humano e a outros animais – inclusive outros insetos, acredite. Elas pertencem à ordem Siphonaptera. Um nome que vem do grego Siphon – sifão, e apteros – sem asas.

Existem três mil espécies de pulgas no mundo, segundo um levantamento realizado pelo programa Biota, da Fapesp. Ainda de acordo com o mesmo estudo, 59 espécies são encontradas no Brasil, só no Estado de São Paulo são 36.

As pulgas são prejudiciais à saúde por dois motivos: são ectoparasitas e vetores biológicos de bactérias, protozoários e vermes. Ectoparasitas são aqueles que não entram dentro do corpo do hospedeiro.

As pulgas podem causar várias doenças em animais de estimação. Veja uma lista que preparamos com as principais doenças que podem ser causadas pelo parasita que é o terror dos bichinhos:

Dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP)
uma reação alérgica comum em cães e gatos que pode causar uma reação alérgica intensa, vermelhidão e secundárias na pele.

Anemia
Pulgas alimentam-se do sangue dos animais, e uma infestação grave pode levar à perda excessiva de sangue, provocada em anemia.

Tênias
As pulgas podem transmitir larvas de tênia aos animais, que podem então desenvolver a doença.

Bartonelose
Uma infecção bacteriana transmitida por pulgas que pode causar febre, dor muscular, fadiga e outros sintomas em cães e gatos.

Babesiose
É uma doença parasitária que pode ser transmitida por pulgas e causar sintomas como febre, anemia, icterícia e problemas cardíacos.

Hemoplasmose
Outra doença infecciosa transmitida por pulgas que pode causar anemia e outros sintomas.

Febre maculosa
Uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que pode ser transmitida por carrapatos e pulgas.

Mycoplasma haemofelis
Uma infecção bacteriana que pode ser transmitida por pulgas e causar anemia em gatos.

Erliquiose
Uma doença transmitida por carrapatos e pulgas que pode causar febre, perda de apetite, dor muscular e outros sintomas em cães e gatos.

Como prevenir e tratar as pulgas
A higiene é uma das melhores formas de proteger seu cachorro de algumas doenças. É verdade que eles não devem tomar banho todos os dias, mas ainda assim é preciso lavar e tosar seus cães com certa frequência. Isso porque o banho e a tosa são maneiras de garantir que seu cachorro fique saudável e tenha qualidade de vida.

O Shampoo e Condicionador 6×1 da Kelldrin é formulado para o tratamento e prevenção de parasitas como pulgas, carrapatos, sarnas e piolhos em cães, gatos e equinos. e ainda tem um cheirinho agradável que não incomoda seu pet e deixa o pelo bem gostoso para a hora do carinho!

Esse produto pode ser encontrado em supermercados, lojas de pets e diretamente pelo nosso site.