Atualmente consideradas pragas urbanas capazes de infestar animais domésticos e residências, as pulgas foram responsáveis por pandemias de peste bubônica que vitimaram cerca de 75 milhões de europeus no século XVI. Com uma boa capacidade de reprodução e rapidez de locomoção, estes minúsculos parasitas podem colocar em risco a saúde humana através de diversas doenças..

O ciclo de vida da pulga passa por quatro estágios de desenvolvimento. Em condições favoráveis de temperatura, umidade e alimentação e dependendo da espécie, o ciclo de vida completo demora de 3 a 6 semanas.

Ovos

Os ovos das pulgas se desenvolvem em torno de 10 dias, e após esse período, são depositados no habitat ou no próprio hospedeiro. São muito pequenos, imperceptíveis a olho nu, e por essa razão ficam no ambiente onde o hospedeiro mais circula.

Larvas

Após 10 dias de maturação do ovo, as larvas eclodem e buscam locais abrigados de luz e altas temperaturas, preferindo portanto, permanecer entre as fendas do assoalho de taco, rodapés e no fundo de tapetes e carpetes. As larvas se alimentam apenas de resíduos orgânicos e não se alimentam de sangue. Esta fase do ciclo de vida representa 40% do problema de pulgas.

Pupas

Já as pupas são casulos praticamente impenetráveis. Possuem 5mm de comprimento e são formadas por uma seda altamente pegajosa fabricada pela larva, onde ficam aderidos pelos de animais, poeira e outras sujeiras do ambiente. De 5 a 9 dias depois de formadas, emergem os adultos. Porém, se as condições ambientais estiverem hostis (baixas temperaturas ou ausência de hospedeiros), a pupa pode hibernar e permanecer viável, escondida por até 6 meses nos mesmos locais em que as larvas vivem, ou até que as condições sejam favoráveis à sua eclosão.

Pulga

Ao sair do casulo, a pulga jovem vai à procura de um hospedeiro para se alimentar e certamente seu pet será um grande candidato. Somente a pulga adulta é hematófaga, ou seja, apenas nessa fase o parasita se alimenta de sangue. As pulgas adultas representam apenas 5% do total de uma população, contudo elas possuem grande facilidade de se locomover entre os pelos e penas do hospedeiro e podem sobreviver longos períodos sem se alimentar.

O acasalamento geralmente ocorre no animal hospedeiro e por isso destaca-se a importância do controle de pulgas no animal. Uma pulga pode colocar até 50 ovos por dia e até 2.000 ovos em toda sua vida. A infestação desse parasita é rápida e exponencial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciclo da pulga

 

As pulgas consomem cerca de 15 vezes o seu peso em sangue. Em grandes Infestações podem causar anemia, propiciando a queda da imunidade e a instalação de doenças oportunistas nos animais. Além disso, as pulgas transmitem doenças e zoonoses como: DAAP, anemias, estresse, verminoses, zoonoses e eczemas.

Como combater as pulgas

Certamente você já deve ter se perguntado o que fazer para acabar com esse parasita, não é mesmo? Por isso o Grupo Kelldrin conta com produtos para o combate aos carrapatos, que atuam em todo o ciclo da praga e possuem eficiência tanto para infestação nos animais como infestações em ambientes!

Para uso em Ambientes

Regenciador 

SPRITEX

Spritex Aerossol

Kelldrin SC25

Para uso em animais

Alpha Ciper

Shampoo & Condicionador Clorexidina 5 em 1

Shampoo e Condicionador 6×1

Toda vez que uma dedetização for realizada no ambiente é importante que todos (pessoas e animais) sejam retirados do local já que alguns princípios ativos podem ser potencialmente tóxicos. Dentro das residências, além de dar atenção ao local onde o cão costuma repousar, é importante manter sempre higienizados caminhas, cobertores, toalhas, etc. Atenção especial também deve ser dada aos móveis como sofás, poltronas, camas e armários embutidos principalmente nas partes acima do nível do solo, pois estes locais podem servir de abrigo para ovos, larvas e ninfas.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe especializada e saiba qual a solução ideal para o seu problema. Entre em contato pelo Whatsapp (62) 99972-9435 ou pela nossa central de atendimento.