Com a chegada do tempo seco e do calor, os cuidados com nossos animais de estimação tornam-se ainda mais importantes. As altas temperaturas e a baixa umidade podem afetar a saúde e o bem-estar dos bichinhos, exigindo atenção especial dos tutores. Para garantir que nossos companheiros fiéis estejam protegidos e confortáveis durante essa época, apresentamos 10 dicas essenciais:

1 – Fornecer acesso constante à água fresca:

Mantenha sempre uma tigela de água limpa e fresca disponível para o seu amiguinho. Sem calor, eles podem se desidratar rapidamente, e o acesso à água é essencial para evitar problemas de saúde.

2 – Evite passeios em horários mais quentes:

O asfalto e cimento podem ficar muito quentes durante o dia, o que pode queimar as patinhas deles. Prefira realizar os passeios durante as primeiras horas da manhã ou à noite, quando a temperatura está mais amena.

3 – Proporcionar sombra e abrigo:

Garanta que o seu pet tenha um local com sombra para descansar ao ar livre. Se ele fica no quintal, certifique-se de que haja um abrigo, como uma casinha ou toldo, para protegê-lo do sol intenso.

4 – Não deixe o animal de estimação dentro do carro:

Nunca deixe seu peludo dentro do carro estacionado, mesmo que por pouco tempo e com as janelas abertas. O interior do veículo pode se tornar extremamente quente em questão de minutos, colocando a vida do animal em risco.

5 – Cuidado com as almofadas e camas:

As superfícies onde o cachorro ou gato descansa podem esquentar bastante no calor. Opte por almofadas e camas que estimulem um bom isolamento térmico e não retenham calor excessivo.

6 – Refrescar sempre:

Para aliviar o calor, você pode molhar levemente o corpo do animal com água fresca ou utilizar toalhas úmidas para resfriá-lo. Certifique-se de secá-lo bem para evitar problemas de pele.

7 – Estimule a atividade física indoor:

Durante o tempo seco e calor extremo, pode ser desafiador levar os seus peludos para atividades ao ar livre. Portanto, crie brincadeiras e jogos interativos dentro de casa, como esconder petiscos pela residência ou utilizar brinquedos que estimulem o exercício físico.

8 – Atente-se à alimentação:

Ofereça uma dieta equilibrada e adequada para a estação. Alimentos frescos, como frutas e vegetais, podem ser adicionados como petiscos saudáveis e refrescantes.

9 – Oferecer alimentos ricos em água:

Além de manter a água fresca sempre disponível, você pode complementar a hidratação com alimentos que contêm uma alta porcentagem de água, como pedaços de melancia, pepino ou até mesmo oferecer uma parte da dieta na forma de caldo de carne sem sal.

10 – Proporcionar ambientes agradáveis:

Certifique-se de fornecer um ambiente fresco e bem ventilado. Caso esteja em casa, deixe as janelas abertas para a circulação do ar. Se o animal ficar em um espaço confinado, considere utilizar ventiladores ou ar-condicionado, ajustando a temperatura de forma confortável para ele.

Lembre-se de que cada animal é único, e é essencial observar o comportamento e as necessidades individuais do seu pet. Adaptar os cuidados de acordo com a personalidade e condição de saúde dele, garantirá o melhor bem-estar possível durante o tempo seco e quente.