Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?

Conhecido pelo zumbido irritante que emite e a picada dolorida, que pode causar coceira intensa e ulcerações na pele em pessoas alérgicas, o pernilongo tem hábitos noturnos e, durante o dia, se abriga em lugares úmidos, protegidos do vento.

O Pernilongo

Típicos de regiões tropicais e muito comum no Brasil, os pernilongos costumam infestar as casas nos meses mais quentes do ano. A fêmea adulta vive em média um mês, e é a responsável pelas incômodas picadasAlém disso, em temperaturas elevadas, os ovos eclodem mais rápido. A longevidade desses mosquitos diminui drasticamente em baixas temperaturas – e é por isso que os pernilongos costumam dar uma folga durante o inverno, porém atacam com tudo durante todo o verão.

Conheça os fatores que aumentam o risco de ser alvo de mosquitos

Calor

A alta temperatura instiga os insetos a procura de sangue, além de incentivar nossa produção de suor, o que atrai mais mosquitos.

Escuridão

Mosquitos enxergam melhor em ambientes menos coloridos, logo preferem quartos escuros, e durante  à noite, tem maior facilidade em localizar seus alvos. 

Homem adulto

Estudos comprovam que homens são mais mordidos que mulheres e crianças são preteridas por adultos, devido a maior intensidade dos odores emitidos.

Suor

O ácido láctico que evapora pelo suor também atrai os insetos. Quem mais sua, tende a ser um alvo preferencial.

O que é aquele zunido que ouvimos quando eles passam perto dos ouvidos?

O zunido é o bater das asas, que produz uma frequência de som. Os mosquitos ficam próximos aos nossos ouvidos devido a presença de dióxido de carbono (CO2), gás que emitimos naturalmente através de nossa respiração.

O pernilongo causa doenças?

Embora ainda não haja comprovação científica de que os pernilongos possam causar doenças mais graves, como dengue, chikungunya e febre amarela, o inseto é considerado uma questão de saúde pública, porque é o principal vetor da doença incapacitante filariose linfática, mais conhecida como elefantíase.

O Grupo Kelldrin oferece diversos produtos eficiente para o combate ao Pernilongo

 

Kellthine Casa e Jardim

Kellthine Casa e Jardim – Saquinhos Hidrossolúveis

Princípio Ativo: Lambda-Cialotrina 10%

Uso doméstico. É eficaz contra moscas, baratas, formigas, escorpiões, pulgões, lagartas, besouros e mosquitos da dengue. Inseticida para jardinagem amadora para uso em dose única, diluir 5g para 1 L de água e pulverizar.

 

Kellthine Pronto Uso

Princípio ativo: Lambda-Cialotrina 0,5%

Eficaz contra moscas, baratas, formigas, aranhas, carrapatos, pulgas, escorpiões, traças e mosquitos da dengue. Agite bem antes de usar. Gire o bico aplicador para a posição spray, pressione o gatilho a uma distância de 30 cm e aplique o produto. Dosagem: 50 ml do produto para cada m2 de superfície. Dosagem: 1 litro/m2.

 

Kellthine Repelente Elétrico

Princípio ativo: Praletrina

Eficaz contra pernilongo e mosquito da dengue. Uma hora antes de dormir colocar um refil no aparelho e ligá-lo. Deixar a porta ou janela do quarto aberta, para que os insetos possam sair. Nunca deixe ambas abertas, para evitar correntes de ar, que diminuem a eficiência do produto. Os refis não utilizados devem ser protegidos do calor e da luz. Após 12 horas de uso, jogue fora o refil usado.

 

Compartilhe!

Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?
Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?
Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?
Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?
Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?
Pernilongos são inofensivos ou vetores de doenças?