Por que os cachorros filhotes mordem?
Entenda esse comportamento e saiba como adestrar seu pet da forma correta.
Quem tem um amigo de quatro patas provavelmente já se deparou com um sapato destruído ou um móvel roído ao chegar em casa. Esse comportamento é comum e, na maioria das vezes, frustrante. Procurar entender por que os filhotes mordem é o primeiro passo para adestrá-los corretamente
Afinal, por que tantas mordidas?
Os filhotes de cachorro usam a boca para explorar o mundo ao seu redor. Para eles, morder é uma forma de descobrir novos objetos e desbravar o seu ambiente. São muitas novidades!
Além disso, entre os três e seis meses de idade, eles passam pela fase de troca de dentes. Durante esse período, é comum que as gengivas fiquem coçando, levando-os a morder para aliviar o desconforto. Até parece um pouco com o ser humano, não é?
Não podemos nos esquecer também que um filhotinho é sempre cheio de energia e que, caso não seja suficientemente estimulado, ele pode recorrer a morder objetos ao seu redor como forma de gastar toda a energia acumulada. Morder é uma forma natural de brincar entre os filhotes. Eles aprendem a controlar a força da mordida durante essas brincadeiras com seus irmãos de ninhada, o que é essencial para o seu desenvolvimento social.
Dicas para adestrar seu filhote e controlar as mordidas
Ensine brincando: ofereça brinquedos específicos para filhotes que possam ser mordidos. Isso ajuda a redirecionar a necessidade de morder para objetos apropriados.
Limites e regras são importantes: ensine seu pet desde cedo o que ele pode e o que ele não pode morder. Use comandos claros e consistentes para corrigir comportamentos indesejados.
Ganhando estrelinhas: sempre que seu filhote morder algo adequado, como um brinquedo, elogie e recompense-o. Isso ajuda a reforçar o comportamento desejado.
Ação e diversão: reserve um tempo para atividades físicas e mentais com seu doguinho. Caminhadas, brincadeiras e treinamento regular ajudam a gastar energia e reduzir comportamentos destrutivos.
Conte com ajuda especial: esqueça as mordidas! Para eliminar de vez esse problema, a Kelldrin desenvolveu um educador que auxilia nesse processo e na aprendizagem do seu filhote. o Pet Kiss Educador de Mordida ajuda a proteger objetos e móveis, pois seu sabor extremamente desagradável desencoraja o filhote a morder. Além disso, é seguro, não tóxico e não possui odor desagradável, sendo ideal para o treinamento.
Paciência e consistência: essas são as palavras-chave para o adestramento. Não desista e continue trabalhando com seu filhote diariamente. Lembre-se, filhotes são como crianças e aprendem com o tempo e a prática.
Compreender por que os filhotes de cachorro mordem é essencial para alterar esse comportamento de maneira eficaz. É sempre importante contar, também, com o acompanhamento de um médico veterinário para garantir o bem-estar do seu bichinho.
Para mais dicas sobre adestramento e cuidados com seu pet, continue acompanhando nosso blog. E não se esqueça de conferir nossos produtos no site para garantir o melhor para o seu amigo de quatro patas.