No tempo quente e úmido do verão, muitas pragas encontram um ambiente favorável para proliferar.

E não é diferente com pulgas e carrapatos.

Esses pequenos seres têm um convívio muito comum com animais domésticos, como cães e gatos.

Mesmo aqueles pets que têm pouco contato com outros animais estão suscetíveis a esses parasitas, que podem causar desde simples coceiras até doenças infecciosas mais graves.

PULGAS E ALERGIA

É normal que animais de estimação se cocem de vez em quando, assim como nós humanos. O problema é quando a coceira se torna recorrente. Nesse caso, o animal pode estar infestado por pulgas.

Mesmo que o pet fique a maior parte do tempo em ambiente fechado ou controlado, as formas jovens (ovos e larvas) das pulgas podem estar em qualquer lugar, sendo trazidas para dentro de casa através dos calçados ou outros objetos.

Num simples passeio, mesmo que rápido, pulgas jovens que acabaram de sair do casulo podem pular no animal e começar uma infestação rapidamente.

Isto porque, após a alimentação e acasalamento, as pulgas fêmeas podem depositar até 50 ovos, por dia, num único hospedeiro e esses ovos também acabam caindo no ambiente onde o animal costuma passar a maior parte do tempo.

Após a maturação, as pulgas liberam larvas que se adaptam facilmente em locais como tapetes, camas e sofás, dando continuidade ao ciclo ininterruptamente.

Por conta disso, percebe-se que o maior problema não é a infestação do parasita no pet em si, mas sim os ovos, larvas e casulos que estão espalhados pelo ambiente, reforçando ainda mais a necessidade de não tratar apenas o animal, mas também os locais por onde ele transita.

Além de coceira e incômodo por causa das mordidas constantes, as pulgas podem transmitir DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas – uma doença dermatológica alérgica muito comum em cães e gatos), verminoses diversas e infecção por bactérias, bem como provocar anemia, especialmente em filhotes.

CARRAPATOS E SUAS DOENÇAS TRANSMITIDAS

Os carrapatos também são Ectoparasitas muito comuns, mas eles são muito mais resistentes que as pulgas, podendo sobreviver meses sem se alimentarem.

Uma única fêmea adulta de carrapato pode depositar 3.000 ovos de uma só vez. Desses ovos, eclodem larvas que irão se alimentar no hospedeiro e voltar para o ambiente para evoluir à fase jovem de ninfa e, após se alimentarem novamente do sangue do hospedeiro, retornam ao ambiente para a maturação à fase adulta.

Entre essas idas e vindas do hospedeiro ao ambiente é que a chance de transmissão de doenças infecciosas aumenta, já que o carrapato pode alimentar-se de vários animais diferentes e até mesmo de sangue humano.

E justamente por causa desse comportamento, os carrapatos são excelentes transmissores de doenças causadas por bactérias e protozoários.

Entre as doenças mais comuns transmitidas por carrapatos está a Erliquiose, que leva a alterações das células sanguíneas, podendo causar anemia e baixas taxas de plaquetas – responsáveis pela coagulação do sangue, levando os animais a apresentarem sangramento pelo nariz, olhos e na pele.

Outra doença transmitida por carrapatos é a Babesiose, que destroi os glóbulos vermelhos, causando anemia. Como essas células carregam oxigênio para todo o organismo, numa fase mais aguda, o animal pode sofrer com fraqueza, cansaço excessivo e falta de ar. Em casos mais graves, pode haver comprometimento de rins e fígado, podendo ocasionar a morte do hospedeiro.

Por isso é importante que o mal seja cortado pela raiz e deve-se tratar não apenas o animal, mas todo o ambiente.

Para solucionar problemas com pulgas e carrapatos, a Kelldrin tem excelentes e eficazes opções, como o Matt 6 em 1 para serem administrados diretamente nos pets e, para a casa, indicamos o Kelldrin 25CE e o Kellbyol Duo.

Assim, você elimina as pragas presentes no seu bichinho, mas acaba também com a festa desses parasitas nos ambientes da sua casa, evitando futuras reinfecções e protegendo toda sua família.

Os produtos Kelldrin podem ser encontrados nos melhores comércios da sua região. Se você tem dificuldade para adquiri-los, fale com a Central de Atendimentos Kelldrin pelo número 0800-200-2727, saiba como e onde encontrar a solução ideal para o seu problema com essas e outras pragas.