As formigas são animais interessantes. Seja por sua organização em sociedade, seu senso de altruísmo ou pelas características especiais que possuem.
Elas são tão antigas quanto os dinossauros e surgiram há aproximadamente 130 milhões de anos, sobrevivendo à explosão que os extinguiu e à idade do gelo.
Com exceção da Antártica e do Ártico, elas estão por todas as partes do globo terrestre e possuem atributos muito curiosos.
Confira abaixo 15 características que as formigas têm:
1- São insetos muito importantes para a terra. Elas reciclam o material orgânico que a compõem.
2- Existem de 20 a 30 espécies que vivem em contato muito próximo aos humanos.
3- As formigas lava-pés são venenosas. E seu veneno pode causar desde leves coceiras a choques anafiláticos em pessoas alérgicas.
4- Os montinhos de terra solta que ficam acima da superfície são os restos das escavações de túneis e câmaras subterrâneas feitas por elas.
5- As formigas carpinteiras recebem esse nome por escavarem a madeira para formar seus ninhos. Além disso, elas têm outra característica muito irritante aos seres humanos: adoram se instalar em aparelhos eletrônicos, assim como as formigas faraós.
6- A maioria das formigas se alimentam de fungos e não das plantas ou restos de comida que recolhem. Esse material orgânico coletado serve justamente para que elas cultivem seus próprios fungos no interior das colônias para, então, se alimentarem.
7- Formigas têm super-força. Elas são capazes de levantar qualquer objeto que tenha até 50 vezes o seu peso.
8- Elas são os insetos que possuem o maior cérebro em relação ao tamanho do seu corpo.
9- As formigas não têm ouvidos. Elas “escutam” as vibrações no solo através de sensores especiais nas suas patas e joelhos.
10- Nenhuma delas têm pulmões. Sua respiração se dá através de buracos localizados nas laterais dos seus corpos, que são conectados por tubos a praticamente todas as suas células.
11- Se comunicam pelo olfato e, para isso, possuem 5 narizes diferentes.
12- Elas possuem 2 estômagos: um para se alimentarem normalmente e outro para armazenar alimentos que serão compartilhados com as outras que ficam na colônia resolvendo problemas internos da Rainha e do ninho.
13- A Rainha do formigueiro é a que vive mais tempo, podendo chegar aos 30 anos de idade, e ela sabe, instintivamente, que tipo de formiga a colônia precisa. Assim, ela seleciona os ovos que vai botar e dessa maneira nunca têm formigas demais de um único tipo, sem função.
14- A mordida mais dolorida é a da formiga Paraponera Clavata, mais conhecida como formiga conga ou formiga bala. Segundo as vítimas, sua picada equivale a ser baleado por arma de fogo. E a dor pode durar até 24 horas de forma ininterrupta.
15- Já a formiga mais mortal é a Jack-Jumper, ou formiga saltadora. Sua picada pode ser fatal e elas são responsáveis pela maioria das infecções hospitalares. Mas, felizmente, já existe um antídoto desenvolvido para essa mordida.
Na maioria dos casos, as formigas não representam uma ameaça direta a nós e o convívio é até, de certa forma, pacífico.
Apesar de não serem transmissores diretos de doenças, alguns perigos se escondem nesses animais, pois elas transitam por lugares como lixões e esgotos e se alimentam de insetos mortos, como as baratas.
Ao se alimentarem desses animais e passarem por essas áreas, elas carregam consigo parasitas, bactérias, micróbios e fungos que são muito prejudiciais à nossa saúde.
E não se engane pelo seu tamanho diminuto. A capacidade que elas possuem de contaminar alimentos é enorme!
Por isso o controle de formigas é tão importante em nossas casas…
Mas fique tranquilo! A Kelldrin tem produtos para resolver qualquer questão e afastá-los das ameaças que essas pragas insistem em trazer para perto de nós, como o Formikell e o Poderoso Pronto Uso.
Duas armas super potentes e eficazes para o combate a esses insetos difíceis de serem exterminados, que podem ser encontradas nos melhores comércios da sua região.
Interessou? Então saiba mais sobre a família Kelldrin e proteja a sua com nossos produtos!
Minha casa tem formigas pequenas doceiras .
Eu deixo a cozinha apagada, depois acendo a luz e as pego todas rapidamente .
Chamo-as de “Hamas”, porque provocam um terror em minha cozinha .
Mas mato todas . Acho divertido