Apesar de sua importância para o ecossistema, as baratas causam infestações perigosas.

Elas estão entre os insetos mais resistentes do planeta, existem desde a época dos dinossauros e, apesar de existirem milhares de espécies, apenas 30 são consideradas pragas urbanas.

Por serem altamente adaptáveis, as baratas encontram os 4 A’s necessários para sua sobrevivência nas cidades: água, alimento, abrigo e acesso.

Elas se alimentam basicamente de qualquer lixo orgânico disponível, como restos de comida, plantas murchas, animais em decomposição etc. e, justamente por conviverem com lixo e habitarem lugares insalubres, elas podem transmitir vários tipos de doenças.

Febre tifoide, pneumonia, conjuntivite, hepatite A e até lepra estão entre algumas doenças que esses bichos transmitem. Ainda podem causar problemas respiratórios e alérgicos como crises de asma e irritação na pele.

Baratas são verdadeiros ímãs de bactérias, parasitas e outros micro-organismos, principalmente E. coli e salmonella. E elas os deixam por onde passam: utensílios, talheres, copos, pratos, mesas, pias, balcões e outros locais onde os alimentos são preparados e servidos.

Quando você avista uma barata, as chances são grandes de haver mais delas em sua residência ou estabelecimento já que apenas uma fêmea pode produzir até 45 ovos e, em poucas semanas, está apta a repetir o processo.

Ao longo de um ano, podem nascer de 600 até 30 mil ninfas de apenas uma barata fêmea, dependendo da sua espécie. E o pior: elas são duras na queda!

Aqui estão 10 curiosidades sobre as baratas:

1- Elas sobrevivem até uma semana sem cabeça e aguentam temperaturas baixíssimas;

2- Vivem até 3 meses sem água ou comida;

3- Prendem a respiração por até 40 minutos;

4- São cervejeiras! Elas gostam do açúcar do malte e do lúpulo;

5- Provocam crises asmáticas e alergias por conterem uma proteína alergênica;

6- Passam por frestas mínimas, por causa do seu exoesqueleto flexível;

7- Embora vivam por 1 ano, elas já habitam a Terra há mais de 300 milhões de anos;

8- São rápidas! Conseguem correr a 5 Km/h;

9- São canibais. Devoram umas às outras em locais de grandes infestações com escassez de alimentos;

10- Apenas algumas espécies podem voar. Outras apenas usam suas asas para estabilidade quando saltam (e isso pode até parecer um voo, mas não é).

Como os inseticidas comuns usam a mesma base de fabricação há anos, elas se tornam resistentes a eles. Assim, você acaba contaminando todo o ambiente e não consegue exterminá-las.

Por isso, contratar uma empresa especializada no combate a essas pragas é fundamental para evitar uma infestação, que use produtos seguros para sua família e também para o meio ambiente.

Outra alternativa viável, é usar produtos mais potentes e reconhecidamente eficazes, como o Barakell, o Thornado Inseticida Pó e o Tsunami SC200, todos da Kelldrin.

E, após a aplicação desses produtos, o indicado para evitar uma nova infestação é seguir os seguintes passos:

– Elimine as fontes de alimento delas e retire os lixos regularmente;

– Elimine as fontes de água como torneiras que pingam ou pequenas áreas empoçadas;

– Verifique os vasos de plantas em busca de ovos ou ninfas de baratas;

– Dificulte sua entrada vedando portas, janelas e outros acessos como pequenos buracos nas paredes, ralos e tubulações;

– Limpe tudo! Baratas gostam de cantinhos com bagunça, que não são frequentemente mexidos, portanto, o que não tiver mais serventia, não acumule. Jogue fora e mantenha tudo bem organizado;

– Dê uma geral em ambientes quentes, úmidos e escuros, limpe móveis e aspire tapetes e outros tecidos, pois elas podem botar ovos em qualquer lugar.

Fazendo isso, você se livra dessas pragas e evita que elas retornem à sua casa.

 

Barakell

Thornado Inseticida Pó

Tsunami SC200