O gosto pela jardinagem cresceu muito com a chegada da pandemia e muitas pessoas passaram a cultivar plantas de casa. Se você deseja se juntar a esse time, saiba quais são as espécies ideais para os ambientes internos e como cuidar delas, além de conferir os melhores produtos para manter sua saúde e vivacidade.

Com a quarentena, vieram as tentativas de distração e também de deixar os lares mais aconchegantes e confortáveis. Com isso, as pessoas passaram a enfeitar os dias de isolamento com plantas, o que fez o setor alcançar um crescimento de 10% no faturamento em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura.

Se você também busca iniciar esse cultivo dentro da sua casa, é importante conhecer as espécies que se dão melhor em ambientes internos. Além de lindas, muitas são ideais para purificar o ar doméstico; já outras possuem a capacidade de minimizar alergias e ajudar na concentração. São vários benefícios!

Mas cuidado, não é qualquer tipo de planta que vai se ambientar à sua casa. É necessário considerar as condições de luz, calor e espaço disponíveis, tendo a consciência exata de como cuidar de cada planta. Confira abaixo algumas características das espécies que podem viver bem em ambientes internos:

Jibóia

Extremamente versátil e resistente, ela se adapta perfeitamente aos mais diversos ambientes e é ideal para quem está começando a cultivar plantas dentro de casa. Pode ser plantada em recipientes grande ou pequenos, já que suas folhas se adaptarão ao local. E o melhor: ela não morrerá caso você esqueça de regar eventualmente. Mas vale ressaltar, também, que ela é uma planta tóxica para gatos, cachorros e crianças pequenas.

Planta Jiboia

Pleomele

Também chamada de canção-da-índia, ela é fácil de cuidar e chama atenção pela cor de suas folhas que variam entre tons bem claros de verde. Por se darem bem com luz indireta, elas se tornam bastante versáteis e toleram áreas de meia-sombra, sombra ou sol pleno.

Planta Pleomele

Orquídea

As orquídeas são as plantas preferidas de muitos brasileiros e verdadeiras aliadas na decoração. Elas se adaptam a vários ambientes e, embora gostem de sol, deve-se evitar exageros: o ideal é deixá-las em locais com boa entrada de claridade. Espécies mais resistentes, como Phalaenopsis, são ideais para os iniciantes.

Orquídea

 

Filodendro

Ideal para ambientes de luz difusa, o Filodendro é uma espécie adorada por sua fácil manutenção. Ele se adapta bem em vasos e, quando acomodado no alto, cria um belo efeito pendente, que está em alta nos mais diversos tipos de decoração. Além disso, há mais um detalhe interessante sobre a espécie: quando cultivada dentro de casa, ela é capaz de filtrar as toxinainternos

Planta Filodendro

Lírio-da-paz

Perfeito para decorar os mais diversos ambientes, o lírio-da-paz é mais uma espécie que ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Ele se dá muito bem em ambientes internos, visto que vive bem sob luz difusa e não gosta de exposição direta ao sol.

Lírio da Paz

Samambaia

As samambaias estão ainda mais famosas atualmente e não é pra menos: suas folhas verdes fazem toda a diferença na decoração. Além disso, a espécie realiza uma troca de umidade nos ambientes e, assim, ajuda a melhorar a qualidade do ar em espaços áridos e urbanos. Sua manutenção também é simples: ela gosta de ambientes iluminados, solo úmido e ventilação amena.

Samambaia

Cactos e suculentas

Os cactos e as suculentas são a melhor pedida para quem está a fim de deixar o ambiente mais verde e, ao mesmo tempo, dedicar cuidados muito simples. Eles são muito resistentes e perfeitos para áreas mais ensolaradas, mas também sobrevivem bem dentro de casa, além de necessitarem de pouca rega.

Cactos e suculentas

DICAS PARA O CULTIVO DE PLANTAS EM CASA

Apesar dessas espécies exigirem cuidados mais simples, ainda é necessário ter atenção em alguns pontos muito importantes para preservar a vivacidade das mesmas. Confira:

Regue no momento certo

As plantas demonstram quando precisam de água e você pode notar isso de forma muito simples, colocando os dedos na terra para checar se ela está úmida. Caso esteja, não precisa regar. Se não estiver, basta colocar a quantidade ideal para a espécie escolhida.

Troque o vaso quando necessário

Caso seu vaso rache ou você perceba que as raízes estão saindo dele, chegou a hora de fazer a troca para um recipiente maior. Isso também vale para quando a planta não gera brotos, ainda que aparente estar saudável e bem cuidada.

Faça a higienização das plantas

Você sabia que manter as plantas limpas também é muito importante para a saúde e a beleza das mesmas? Deixar acúmulo de poeira nas folhas pode atrapalhar até mesmo a fotossíntese, então é necessário passar uma esponja macia umedecida com água e sabão neutro nas folhas sempre que notar a presença de grande quantidade de pó. 

MATERIAIS INDISPENSÁVEIS PARA CUIDAR DAS SUAS PLANTAS EM CASA

Depois de conhecer as melhores espécies para se ter em casa e ficar por dentro de algumas dicas para o cultivo, também é importante saber quais materiais são indispensáveis para a prática da jardinagem.

Por isso, selecionamos produtos que ajudam muito em todo esse processo. Confira:

Regador

O regador é um material de essencial para deixar a prática da jardinagem mais fácil e eficiente, visto que regar suas plantas é uma das ações que você fará com mais frequência. O equipamento ajudará a direcionar melhor a água para o solo ao invés das folhas, o ideal para a maioria das espécies no momento da irrigação.

Ferramentas básicas

No meio do processo de cuidado das plantas, você precisará de ferramentas básicas, por exemplo, uma tesoura para cortar galhos. Ter um instrumentos só pra isso, com um corte afiado e certeiro, é essencial. É importante que ela esteja sempre limpa para não machucar a planta, evitando a proliferação de doenças.

Além disso, outras ferramentas como pazinha, ancinho e sacho são muito úteis para preparar a terra, mudar uma planta de vaso ou recolher folhas secas.

No caso do cultivo de cactos ou outras plantas com espinhos, também é indispensável contar com uma luva grossa.

Chegará um momento em que as plantas deverão ser transplantadas para que tenham mais nutrientes no solo e mais espaço para crescer. Para isso, sempre tenha substrato em mãos, ou seja, terra com compostos orgânicos, fibras e condições ideias para o bom desenvolvimento da planta.

É importante saber que existem vários tipos e o escolhido deverá suprir as necessidades da sua planta especificamente. Por isso, é importante pesquisar bem cada um deles!

Materiais para drenagem

Não basta colocar apenas substrato dentro dos vasos. Também é necessário fazer o que é chamado de “camada de drenagem” com o objetivo de impedir o acúmulo de água e o consequente apodrecimento das raízes. Você pode fazer isso usando argila expandida ou outros tipos de materiais que não entrem em decomposição.

Adubo

Depois de plantadas, as plantas necessitam de adubação de tempos em tempos, possibilitando que elas cresçam com qualidade.

Há dois tipos de adubos: os orgânicos e os inorgânicos. O escolhido dependerá da espécie que você está cultivando em sua casa.

E mais! Conheça os melhores produtos para manter a saúde das suas plantas

E os cuidados não param por aí! Você também pode investir em produtos importantes para garantir a saúde das suas plantas e evitar diversas doenças que comprometam sua vivacidade. Confira:

 Fungithor

Veneno contra mancha negra (diplocarpon rosae) e oídio (sphaerotheca pannosana) na jardinagem amadora. Para utilizar, basta diluir 10 ml em 1 litro de água e, com a ajuda de um pulverizador, aplicar sobre a manifestação dos fungos até chegar ao escorrimento da calda sobre a folhas.

Fungithor

 

Matt Pulgões

Veneno contra pulgões, além de ajudar na prevenção ao mosquito da dengue nos vasos de plantas. Para usar, é necessário diluir 10g em 1 litro de água e aplicar utilizando um pulverizador manual.

Matt Pulgões - Kelldrin

 

Matt Tiririca

Veneno contra plantas daninhas, conhecida como tiririca, amendoim bravo e plantas largas com até 4 folhas. Para utilizá-lo, é só diluir o frasco do produto em 1 litro de água, agitar bem e aplicar com auxílio de um pulverizador manual ou um regador plástico.

Matt Tiririca

 

Óleo de Neem

Produto natural elaborado com o ativo azadiractina, veneno contra oídio, mancha negra, lagartas, cochonilhas e pulgões. É necessário diluir 10 ml do óleo em 1 litro de água e aplicar por pulverização diretamente na planta.

óleo de Neem

Iscanill Formicida Granulada

Veneno para combater formigas (saúvas e quenquéns). Na aplicação, colocar o produto em paralelo ao caminho das formigas sem contato manual. Deve ser feito em locais secos e quando o inseto estiver em atividade mais intensa (no início da manhã e no fim de tarde.

Iscanill Caixinha Formicida

Para saber mais sobre os produtos Kelldrin, acesse agora www.kelldrin.com.br

 

Fontes utilizadas:

Casa Vogue

G1

Terra

Viva Decora