Mosquitos são irritantes. Principalmente por incomodarem tanto nossos sonhos à noite com seus zumbidos, picadas e as coceiras que ficam depois que eles nos atacam.
E, apesar de terem mais de 3.500 espécies conhecidas e a grande maioria desses insetos serem inofensivos, eles chegam a causar cerca de 750.000 mortes por ano.
Com uma expectativa de vida que vai de 10 a 15 dias, esses animais estão entre os mais mortíferos do planeta por serem vetores de doenças graves como Dengue, Zika, Chikungunya, Malária e Febre do Nilo Ocidental, que acometem mais fortemente crianças e idosos.
Conheça um pouco mais sobre esses bichos com essas 15 curiosidades:
1- Somente as fêmeas picam.
Os mosquitos se alimentam de néctar de plantas, suco de frutas e outros líquidos que pegam dos vegetais da natureza. Mas as fêmeas sugam o sangue de humanos e animais, que é necessário para garantir o desenvolvimento dos ovos que serão depositados em águas paradas.
2- Eles usam 6 agulhas para picar.
Dentro do tubo que os mosquitos possuem na cabeça, há 6 agulhas com funções diferentes: 2 possuem uma espécie de dente para perfurar a pele, outras 2 são usadas como pinças para manter a pele aberta, uma é usada para detectar os vasos sanguíneos e a última suga o sangue.
3- A saliva do mosquito é que causa a coceira.
A saliva do mosquito tem uma propriedade anticoagulante, que facilita a sucção do sangue. Acontece que a maioria das pessoas é alérgica à essa saliva. É a reação do sistema imunológico do organismo ao contato com essa substância que causa vermelhidão, inflamação e coceira.
4- O zumbido é causado pelas asas.
O movimento frenético das asas desses animais que causam o zumbido irritante que ouvimos. E quanto maior o mosquito, mais alto o som do zumbido.
5- Os mosquitos detectam o dióxido de carbono que expiramos.
E é por isso que eles parecem ter predileção por atacar nossas cabeças. Ao detectarem o dióxido de carbono da nossa respiração, eles são atraídos em nossa direção. Mas suor, odores corporais e até mesmo a fragrância de certos perfumes também chamam sua atenção.
6- Os mosquitos contribuem para o equilíbrio ecológico.
Esses insetos se destacam por serem ótimos polinizadores, além de servirem de base para a cadeia alimentar de aves, morcegos, répteis, peixes e anfíbios.
7- Vestir-se com roupas escuras o tornam mais atraente aos mosquitos.
Os olhos dos mosquitos detectam movimento e eles enxergam contraste, por isso, se você estiver usando roupas escuras, ao se movimentar você irá atraí-los.
8- Os alimentos que você ingere não fazem diferença para eles.
Não há nenhuma evidência sugerindo que determinados alimentos tornem seu sangue mais ou menos desejável para mosquitos.
9- Animais de estimação também são alvos deles.
Apesar de preferirem as pessoas, se não houver uma fonte de alimento em forma de humanos por perto, eles irão procurar sangue em outros mamíferos, como os animais domésticos.
10- Se você acha que os mosquitos picam por te acharem “doce”, provavelmente você está certo.
Apesar de não haver nenhum fato científico comprovando essa hipótese e a relacionando ao nível de glicose no sangue, algumas pessoas são mais atraentes que outras para esses insetos.
11- Mas esse fator pode ser genético.
Estudos recentes feitos com gêmeos têm sugerido um fator genético para a predileção dos mosquitos a umas pessoas em detrimento de outras. Mas ainda não há nada comprovado sobre o assunto.
12- Não adianta se cobrir dos pés à cabeça.
Se um mosquito está desesperado por sangue, ele vai encontrar um caminho através de suas roupas para picar você, já que eles são capazes de perfurar até tecidos mais grossos, como o jeans.
13- Você pode se tornar imune às picadas…
Se você for suficientemente mordido ao longo da sua vida, seu organismo irá desenvolver uma tolerância imunológica e os efeitos colaterais pós-picadas, como vermelhidão e coceira, não serão mais sentidos.
14- Água quente, toalhas de limpeza e creme de hidrocortisona 1% podem aliviar a coceira.
Após ser picado, exponha a região da mordida à água quente, passe uma toalha de limpeza ou creme de hidrocortisona a 1% que os sintomas da coceira serão amenizados. Em hipótese alguma coce o local.
15- As espécies mais mortais são chamadas de Anopheles gambiae.
Eles são transmissores da Malária, a doença mais mortal que os mosquitos conseguem espalhar. Mas o Aedes aegypti, com a Dengue e a Chikungunya, o Aedes albopictus (mosquitos tigres asiáticos) e os Culex – que espalham o vírus do Nilo Ocidental, também são grandes ameaças aos humanos pelo fato de as doenças que transmitem não possuírem cura.
Não há uma maneira infalível de evitar as picadas dos mosquitos, mas existem métodos para se proteger.
Os mosquitos costumam estar mais ativos no meio da manhã e da tarde. Na hora do almoço e à noite eles raramente aparecem.
Se você estiver em uma área com grande incidência desses animais, tente organizar seu tempo ao ar livre evitando esses horários.
Quanto menos exposta sua pele estiver, menores são as chances de você ser picado.
E se você quer uma solução ainda mais eficaz, que não restrinja seus movimentos e nem determine seus horários, use o Insect Block da Kelldrin.
Formulado com DEET, a tecnologia mais eficaz, ele protege sua pele e ainda traz uma incrível sensação de refrescância.
Você encontra o Insect Block nos melhores comércios e mostra para os mosquitos o verdadeiro significado do “fim da picada”.
Deixar um comentário