Os cupins são insetos pequenos que podem trazer muitos problemas para nossas casas. Pensando nisso, selecionamos dicas para te ajudar a identificá-los e listamos os principais tipos de veneno para cupim.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre como evitar infestações e confira algumas dicas sobre veneno pra cupim.

Curiosidades sobre os cupins

Os cupins são uma classe de insetos da ordem Isoptera. Atualmente, existem 2.800 espécies catalogadas em todo o mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.

Confira algumas curiosidades sobre esse inseto:

  1. As sociedades dos cupins são formadas por operários, soldados, reis e rainhas. Os operários e soldados são estéreis, sendo que os primeiros auxiliam na manutenção do cupinzeiro e na alimentação das ninfas e os segundos ajudam na sua segurança.
  2. Rei e a rainha são o casal reprodutor. O rei consegue fecundar a rainha inúmeras vezes, que durante a gestação apresenta o abdômen muito grande, mudando o seu aspecto.
  3. A alimentação preferida dos cupins é a celulose. Isso significa que nas cidades são considerados pragas por digerirem móveis e estruturas de madeira, já nas florestas são uma benção por se alimentar de árvores mortas.
  4. O pozinho que costumamos encontrar debaixo dos móveis é cocô de cupim.
  5. Os prejuízos causados pelos cupins no mundo chegam a 10 bilhões de dólares.

Por que conhecer os tipos de cupins?

No Brasil, existem cerca de 300 tipos diferentes de cupins. Além disso, algumas espécies comuns em outros países também podem aparecer aqui. Embora sejam pequenos, esses insetos têm o poder de destruir móveis, estruturas e até casas.

Por isso, é importante conhecer e identificar os tipos e saber qual o veneno para cupim indicado para solucionar o seu problema.

Tipos de cupins: saiba como identificar

Existem três espécies de cupins urbanos que causam grandes transtornos e aparecem mais comumente no Brasil.

  • Cupins de madeira seca

Também chamada de aleluia, essa é a espécie de cupim mais comum no Brasil. Elas costumam aparecer no começo da primavera voando próximo a lâmpadas e locais iluminados, procurando lugares para criarem novas colônias.

Seu local preferido é a madeira seca, por isso atacam muitos móveis e estruturas de madeira.

  • Cupins Subterrâneos

Essa espécie de cupim, caracterizada pelos cupinzeiros, pode comprometer toda a estrutura de alvenaria de uma casa. Isso porque podem se abrigar em madeira, couro, tecidos, papéis e até dentro de concreto.

Além disso, eles também podem atacar lajes, fundações, radier, paredes, cabos de eletricidade e telefônicos.

Os zangões dessa espécie possuem asas como os cupins de madeira, porém têm duas veias em suas asas com poucas transversais.

  • Cupins Coleópteros

A espécie se alimenta principalmente de madeira, porém há uma parte desses animais que comem cereais, como arroz, milho e feijão.

Eles costumam colocar seus ovos na superfície da madeira e na fase da larva se alimentam desse material, danificando a estrutura em que estão alojados.

Importância do veneno para cupim

Estes insetos pode oferecer grandes prejuízos financeiros às edificações, sendo responsáveis até mesmo por desabamento se não for detectado com antecedência. Por isso, é necessário estar atento aos sinais de presença desse inseto e saber como evitar uma infestação e eliminar essa praga com o veneno para cupim.

Veneno para cupim: conheça nossas soluções

Os principais tipos de veneno para cupim são:

  • Pulverização:

Cupinicida Zodrin Pronto Uso: recomendado para residências, edifícios, indústrias, galpões, escritórios e dependências comerciais.

  • Aspersão:

Cupinicida Zodrin 400ce: recomendado para armários, roupeiros, rodapés, rachaduras em paredes, balcões e atrás e debaixo de pias.

  • Spray:

Kellthine Mata Cupim: recomendado para o combate de cupins em peças de madeira.

Poderoso Pronto para uso: controla cupins, formigas, baratas e escorpiões em edificações comerciais, industriais e residenciais.

Kelldrin SC 25: usado com pulverizador.

Kellthine Pronto para uso: possui fácil aplicação.

Kellbyol Doméstico: inseticida de uso doméstico indicado até para lugares úmidos, pois não mistura na água.

Cada inseticida possui um nível de toxicidade e um método de aplicação, por isso é recomendado consultar um profissional para saber qual a melhor solução para o seu caso.

Quer saber mais sobre veneno para cupim? Entre em contato através das nossas redes sociais.