As formigas doceiras e baratas representam uma das pragas urbanas mais comuns no nosso cotidiano. Para te ajudar a proteger sua família, preparamos um guia com informações e dicas para manter sua casa livre desses animais.

Saiba mais:

Perigo das baratas e formigas doceiras

Muitas pessoas consideram esses animais inofensivos, pois não possuem veneno nem mordem. No entanto, as formigas doceiras e baratas se alimentam de animais mortos e outros dejetos e suas patas e corpos são contaminados com micróbios, bactérias e fungos.

Muitas pessoas não imaginam, mas os riscos trazidos pelas formigas são até maiores que os oferecidos pelas baratas. Uma dissertação de mestrado da USP propõe que as formigas interferem completamente na qualidade higiênica dos alimentos, transformando a comida em um grande transmissor de doenças infecciosas, além de poder causar gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até lepra.

Isso demonstra que a presença desses insetos em casa é um risco à saúde de toda a família. Essa situação se torna ainda mais grave porque essas pragas urbanas não são tão fáceis de serem exterminadas.

As formigas no ambiente hospitalar oferecem muitos riscos de transmissão de infecções, devido a sua grande facilidade de se locomover em vários setores do hospital, tanto externos quanto internos. Suas patas possuem pequenos pelos que possibilitam a aderência de bactérias, como a Staphylococcus aureus (que produz uma série de toxinas que provocam uma intensa infecção intestinal), e alguns fungos que se espalham em ambientes ainda não contaminados.

Características das formigas doceiras e baratas

As formigas doceiras estão por toda parte e normalmente passam despercebidas. Elas alimentam-se das comidas de casa e também de insetos mortos, transportando os mesmos microorganismos causadores de doenças que uma barata. No entanto, pela facilidade que as formigas doceiras têm de entrar em qualquer ambiente elas se tornam as principais responsáveis por grande parte das infecções hospitalares.

Assim como as formigas, as baratas também possuem hábitos alimentares que as colocam em contato direto com os alimentos e utensílios de cozinha, deixando para trás um cheiro desagradável, além de bactérias, protozoários, fungos, vermes e vírus, contaminando o que tocam e transmitindo doenças.

Como manter sua casa livre de formigas doceiras e baratas

Algumas dicas para manter sua casa livre desses animais são:

  • Mantenha a cozinha sempre limpa e livre de lixo;
  • Não deixe resto de comida em cima de pias, mesas e balcões;
  • Tampar as frestas da janela e portas com sabão em barra.

Como eliminar as formigas doceiras e baratas 

O Grupo Kelldrin oferece produtos especiais para combater e eliminar as baratas e formigas doceiras. O FORMIKELL Gel e BARAKELL Gel são indicados para locais onde as formigas e baratas costumam aparecer, como cozinhas, banheiros, porões, despensas, garagens e etc.

Confira como os produtos para combater baratas e formigas doceiras da Kelldrin devem ser usados:

Formikell – Mata formigas doceiras:

  1. Deposite filetes de 3 cm nos locais em que as formigas transitam.
  2. As formigas vêm atraídas em direção ao gel e comem.
  3. Elas voltam para seu ninho e contaminam as demais.
  4. Morrem todas da colônia, inclusive a rainha.

Barakell – Mata baratas domésticas:

  1. Aplique vários pontos pequenos de gel.
  2. As baratas vêm atraídas em direção ao gel e comem.
  3. Elas voltam para seu ninho e contaminam as demais.
  4. Morrem todas, incluindo as crias.

Procure aplicar os remédios para combater formigas doceiras e baratas em frestas, fendas, rachaduras, cantos de paredes, embaixo e atrás de fogões freezer, geladeiras, dentro dos gabinetes das pias, em gavetas, dentro e embaixo dos armários e móveis.

Fontes utilizadas:
Uol