Ainda há muita dúvida sobre como se proteger individualmente das picadas do Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya. A grande variedade de repelentes disponíveis no mercado – mais poucos tem a mesma eficácia contra o mosquito.

Em recente pesquisa feita nos Estados Unidos, muitos produtos que prometem repelir insetos, como o Aedes aegypti, na verdade, não funcionam.

Foram testados vários tipos de repelentes, entre eles a vela de citronela, e a maioria não tiveram nenhum efeito repelente significativo. Já os que apresentavam o princípio ativo DEET que é encontrado no repelente INSECT BLOCK do Grupo Kelldrin, são altamente eficazes e de maior duração, reduzindo em até 60% a atração dos mosquitos.

Os repelentes que usam a substância DEET têm a capacidade de entupir os microscópicos poros das antenas desses bichinhos quando eles se aproximam de nós. É que os mosquitos usam as antenas para cheirar as coisas e saber onde elas estão. Como nós respiramos e transpiramos o tempo todo, não paramos de soltar cheiros que atraem os insetos. Com o repelente, parte desse mecanismo das antenas fica fora de ação. E o bicho fica sem saber onde picar.

Créditos: Veja.com