Preparamos um guia completo com informações sobre os riscos provocados por esse parasita e dicas para você escolher corretamente o veneno para matar carrapato e proteger sua família.

Confira a seguir:

Os carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue e transmitem inúmeras doenças. Eles vivem nos capins, campos, frestas de muros nas cidades e locais onde existam animais que possam parasitar.

Esses parasitas atacam principalmente cachorros, gatos, galinhas, cavalos e bois. No entanto, muitos seres humanos são picados por carrapatos contaminados, por isso é essencial ter alguns cuidados e utilizar corretamente o veneno para matar carrapato.

Tipos de carrapatos mais comuns no Brasil

  • Boophilus microplus: conhecida como carrapato-de-boi, é a espécie que transmite a babesiose ao gado.
  • Amblyomma cajennense: comumente chamado de carrapato-de-cavalo ou carrapato Estrela, é o principal vetor da Febre Maculosa. Essa espécie comumente parasita o homem, mamíferos domésticos e silvestres e aves.
  • Argas miniatus: também chamada de carrapato-de-galinha, é a espécie que transmite a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis, aos galináceos.
  • Rhipicephalus sanguineus: o carrapato-vermelho-do-cão é típico de cães e gatos. Os parasitas adultos costumam instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do cão.

Prejuízos causados pelo carrapato

Os carrapatos causam enormes prejuízos devidos à sua eficiência reprodutiva. Seu ciclo se completa em 21 dias e cada fêmea põe em media 3 000 ovos. Isso significa que qualquer dano cometido pelo carrapato tem grandes dimensões. No caso dos animais, é comum perceber atraso no desenvolvimento, enfraquecimento pela perda de sangue e irritação do animal parasitado. No caso de animais como gado e cavalo, também é possível perceber queda na produção de leite e na engorda.

Sintomas de doenças causadas por carrapatos

  • Febre Maculosa
    Manchas avermelhadas pelo corpo, febre alta, diarreia, dores de cabeça e no corpo.
  • Babesiose Humana
    Febres intermitentes, anemia, calafrios, problemas intestinais, cansaço, dores no corpo e dores de cabeça.
  • Doença de Lyme ou Borreliose Humana Brasileira
    Mancha vermelha (eritema) ao redor da área picada que pode se espalhar por todo o corpo, mal-estar, febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações.
  • Erliquiose Humana
    Vermelhidão da pele, febre, calafrios, dores musculares e de cabeça, falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, faringite, tosse, dor abdominal, confusão mental e redução da imunidade.

O que fazer se for mordido por carrapato?

  1. Retire o carrapato com uma pinça.
  2. Cheque se não ficou a cabeça ou tromba do parasita retire-se as cuidado para não deixar nenhum pedaço na pele.
  3. Desinfete o local e observe qualquer sinal diferente.
  4. Se a inflamação localizada não aumentar, está tudo bem. Porém, se a região ficar mais vermelha ou dolorida, a recomendação é ir até um posto de saúde e pedir uma avaliação médica.

Dicas para evitar contaminação por carrapatos

  • Alguns cuidados básicos podem ser adotados, especialmente no campo para evitar a contaminação por carrapatos. Confira as principais recomendações:
  • Prefira usar roupas claras, camisa de manga comprida e botas de cano longo. Para proteger ainda mais sua pele, uma dica é colocar fita adesiva entre a calça e a bota.
  • Após terminar o passeio ou atividade de campo, observe o corpo e, caso encontre algum carrapato, retire-o imediatamente.
  • Mate os carrapatos com fogo, água fervente ou álcool e jamais esmague entre as unhas para evitar o risco de contaminação.
  • Retirar os carrapatos da roupa com fita adesiva e ferva as peças antes de lavar.

Caso perceba a presença dos parasitas mesmo tomando todos os cuidados listados, a dica é escolher o veneno para matar carrapato mais adequado à sua necessidade.

Dica de veneno para matar carrapato: como funciona e qual a importância

O veneno para matar carrapato tem o mesmo princípio ativo dos inseticidas de uso geral. Dessa forma, os produtos desenvolvidos pelo Grupo Kelldrin são disponibilizados nas versões spray, pó e líquido e podem ser pulverizados diretamente na superfície de contato.

Para mais informações sobre cada tipo de veneno para matar carrapato e conhecer a opção adequada para a sua necessidade, entre em contato pelo Whatsapp (62) 99972-9435 ou pela nossa central de atendimento. Nossa equipe especializada está preparada para te ajudar a solucionar esse problema.

Fontes utilizadas: GreenMe