A vida nas grandes cidades nos faz querer ter mais qualidade de vida e um contato maior com a natureza. Já pensou em ter fácil acesso a alimentos saudáveis e orgânicos plantados por você? Na verdade, ter uma horta em apartamento é mais simples do que se imagina, nesse texto mostramos o passo a passo.
Ter uma horta já foi privilégio de pessoas que moram em casas com grandes quintais ou possuem um pedaço de terra. No entanto, essa realidade mudou, é cada vez mais comum ver pessoas optando por levar um pouco de verde para suas casas. Além de decorar e dar vida ao ambiente, purificam o ar, diminuem o stress e no caso de uma horta em apartamento ainda tornam nossas refeições mais saudáveis. Em outras palavras, são inúmeros benefícios, e estamos aqui para te mostrar tudo o que precisa saber.
O que posso plantar?
Temperos
- Cebolinha
- Salsinha
- Pimenta
- Alecrim
- Hortelã
- Tomilho
- Óregano
- Coentro
Frutos
- Tomatinho Cereja
- Amora
- Morango
Hortaliças
- Alface
- Beterraba
- Cenoura
- Couve
- Rabanete
- Espinafre
- Agrião
- Rúcula
Devo escolher sementes ou mudas?
Fazer essa escolha depende somente de você e do tempo que está disposto a investir em sua horta.
Sementes: Deve-se levar em consideração que são mais baratas. No entanto, acompanhar o crescimento leva mais tempo e além disso algumas sementes podem não germinar. Acima de tudo é importante lembrar suas preferencias, caso tenha uma paixão por jardinagem, acompanhar o processo pode ser bastante prazeroso
Mudas: Ideal para iniciantes e pessoas que buscam resultados mais rápidos. Já estão em estágio mais avançado, consequentemente te poupando de alguns processos, mas lembre-se de tomar bastante cuidado com suas raízes já formadas. Portanto, abra buracos grandes o suficiente na terra para acomodá-las.
Onde deve ficar minha horta?
Todas as plantas precisam de luz, algumas mais que as outras, no caso de uma horta em apartamento é ideal que ela receba de 4h a 6h de sol direto por dia. Portanto, lembre-se de escolher um local com bastante incidência de sol.
Como plantar?
Depois de já ter escolhido o que plantar, se vai utilizar sementes ou mudas e definido um lugar com bastante sol, chegou a hora de colocar a mão na terra!
Em primeiro lugar, a escolha dos vasos para horta é um passo importante. Portanto, a dica é que eles sempre tenham um furo no fundo para que consigam escorrer a água, lembre- se de fazer uma camada de drenagem com um pouquinho de pedras para a terra não escorrer junto. Da mesma forma é importante se atentar a profundidade do vaso para que as raízes tenham espaço suficiente para crescer. Em outras palavras, vasos de 15 cm costumam ser suficientes.
A escolha da terra talvez seja a etapa mais importante, ela deve conter os nutrientes necessários para que consequentemente suas plantas cresçam. Você pode comprar substrato de qualidade pronto em casas de jardinagem ou fazer o seu. Além disso, a adubação também é um fator importante, tanto para substratos de baixa qualidade quanto para aquele solo que com o tempo vai perdendo pouco a pouco seus nutrientes.
A irrigação deve ser feita pelo menos uma vez no dia, é aconselhável que seja no início da manhã ou no final da tarde para que a água não evapore com o calor do sol, lembrando que é importante pesquisar sobre a rega para cada tipo de planta pois ela varia.
Prevenção e controle de pragas
Não espere a praga aparecer, pode ser tarde demais quando você notar. Portanto a prevenção é tão importante quanto qualquer outro passo citado acima, existem alguns inseticidas que ajudam nesse controle e prevenção como por exemplo o Óleo de Neem.
5 Hortas em apartamento para se inspirar
- Horta vertical
- Horta na cozinha
- Horta de pallet
- Horta na varanda
- Horta de garrafa pet
Deixar um comentário