Todas as pessoas que tem ou querem ter uma orquídea sabem que elas necessitam de cuidados especiais, saber identificar e acabar com as pragas é parte fundamental desse processo. Por isso, decidimos explicar um pouco mais sobre esse tema para que você não seja surpreendido e acabe perdendo suas orquídeas. Além disso, listaremos alguns produtos que irão te ajudar.

Pulgões

Eles são parasitas tão pequenos que se não forem olhados com bastante atenção podem até parecer pequenas manchas no começo. Podem causar sérios danos pois se alimentam da seiva da planta.

Pulgões nas orquídeas

Como identificar: Existem diferentes tipos de pulgões, porém os mais comuns nas orquídeas são semelhantes a esses da foto. Se você olhar bem de perto vai ver que eles deixam uma espécie de rastro branco e pegajoso e eles também tem perninhas parecidas com as de carrapato.

Como tratar: Antes de mais nada se a sua orquídea já estiver muito danificada, aconselhamos que essas partes sejam removidas imediatamente. Caso o dano ainda não seja significativo  o Óleo de Neem é uma ótima opção assim como inseticidas para agricultura.

Lesmas

É bem comum que lesmas, caracóis e caramujos ataquem as orquídeas, costumam fazer isso no período noturno e durante o dia ficam escondidas. Tenha atenção pois frequentemente elas se escondem nos vasos quando compramos plantas novas.

Lesmas nas orquídeas

Como identificar: Quando avistadas as lesmas são bem fáceis de ser identificadas, porém como elas possuem hábitos noturnos é importante redobrar a atenção em sinais que indicam que sua orquídea pode estar sendo atacada por lesmas, portanto, fique de olho se há algum tipo de raspagem ou parte de folha e raízes comidas, em alguns casos elas podem deixar um rastro de muco que facilita a identificação também.

Como tratar: Você pode usar iscas como veneno para lesmas, existem lesmicidas de fácil aplicação e manuseio.

Cochonilhas

Acredite ou não, elas são ainda menores que os pulgões, por serem tão pequenas nem se parecem com insetos.

Conchonilhas nas orquídeas

Como identificar: Visivelmente elas são como “açúcar” farelos brancos que se aglomeram nas folhas, primeiramente é importante observar se a flor está atraindo formigas, este é um grande indicativo que sua planta tem cochonilhas.

Como tratar: É necessário saber que quando identificado o “farelo branco” em sua orquídea, não basta apenas passar a mão para retirar, você pode utilizar um cotonete para ser mais efetivo, além disso, mais uma vez o Óleo de Neem é um grande aliado para eliminar as cochonilhas.

Ácaros

Ao contrário das pragas citadas acima, os ácaros não podem ser vistos a olho nu e é mais comum que eles ataquem as orquídeas que ficam dentro de casa, onde é mais comum a proliferação.

Acaro nas orquídeas

Como identificar: Os ácaros causam algumas manchas amareladas mas da mesma forma o excesso de luz também pode causa-las, então como saber a diferença? As manchas causadas pelo excesso de luz são uniformes e normalmente ocorre nas extremidades das folhas, em contrapartida os ácaros ficam no meio das folhas e formam pequenas bolinhas.

Como tratar: Além de eliminar os ácaros de sua planta é importante fazer o mesmo processo em casa. Nas folhas usar uma solução de água com sabão leve ou fazer uma limpeza com pano juntamente com álcool isopropílico.

Fungos

Frequentemente são causados por umidade excessiva ou substrato muito antigo.

fungos nas orquídeas

Como identificar: Assim como os ácaros, um indicativo de que sua planta tem fungos são manchas amareladas que posteriormente se tornam manchas negras e da mesma forma são arredondadas.

Como tratar: Primeiramente deve-se cortar as partes que foram gravemente afetadas, de preferência 2cm abaixo da mancha, logo depois queime as folhas infectadas para não correr o risco de afetar outras plantas. Se notar que as folhas ainda estão com  pequenas manchas, com um pincel macio passe fungicida para cicatrizar as partes afetadas.

Principais produtos Kelldrin para tratar pragas em orquídeas:

ÓLEO DE NEEM: Eficaz no controle de mancha negra, cochonilhas, lagartas e pulgões.

Óleo NEEN

MATT PULGÕES: Disponível na versão em pó e na versão pronto para uso. Indicado para o controle de pulgões.

Matt pulgões em orquídeas

FUNGITHOR: Controle de mancha negra e oídio.

FUNGICIDA FUNGITHOR

LESMICIDA: Ísca granulada indicada para o controle de lesmas e caracóis.

Lesmicida 5% Kelldrin