Algumas pragas, como a tiririca, se multiplicam rapidamente em jardins e plantações. Entenda como essas plantas crescem e como combate-las.

Mesmo quando planejamos o jardim de nossa casa ou até mesmo uma plantação, não estaremos livres de espécies que chamamos de ervas daninhas, que são aquelas plantas que não estavam programadas, mas, ainda assim, nascem, crescem e se reproduzem em meio ao nosso jardim. O grande problema é que essas ervas se alimentam da mesma água e dos mesmos nutrientes das nossas plantas, prejudicando o crescimento das mesmas.

A tiririca é uma planta conhecida por ser uma infestante em gramados, canteiros e na agricultura de forma geral. Ela é possivelmente originária da Índia, mas atualmente encontra-se espalhada por todas as regiões tropicais e subtropicais do planeta, incluindo áreas temperadas. Tem tamanhos variados, entre 10 e 60 centímetros. Seus pequenos rizomas subterrâneos dão origem a folhas estreitas, lineares e de um verde intenso e a uma haste que gera pequenas flores. De cada um desses rizomas, ainda surgem ramificações paralelas ao solo que dão origem a novos rizomas, característica que permite que a espécie se alastre rapidamente. Apesar do porte pequeno, a tiririca pode atingir cerca de um metro de profundidade com seu sistema radicular.

Esses rizomas estão presos às raízes das plantas e é aí que mora o problema: às vezes, quando arrancamos de forma manual, tiramos apenas as raízes, enquanto os pequenos tubérculos continuam no solo e, assim, têm a chance de voltar a crescer e se espalhar. A tiririca é considerada a principal planta invasora no mundo pela agressividade e dificuldade de controle que apresenta. Além de atrapalhar o desenvolvimento de outras espécies, ela também é hospedeira de fungos e pragas que transmitem doenças e comprometem a produtividade das plantas.

O controle das ervas daninhas é um pouco complicado, já que elas podem ser originadas do solo do seu jardim ou aparecer com o tempo, com as sementes sendo trazidas através de animais, vento ou outras situações. Algumas ficam no solo por muito tempo, até que uma condição ideal apareça para que elas cresçam.

Para evitar que a tiririca tome conta do seu jardim o mais indicado é utilizar um herbicida. O MATT Tiririca, por exemplo, possui ação específica para a praga e também é de fácil manuseio. Você só precisa Diluir o frasco do produto (10ml) MATT TIRIRICA DA KELLDRIN em 1 litro de água. Depois, agitar, com cuidado, para homogeneizar a mistura e aplicar com auxílio de um pulverizador manual ou um regador plástico, a uma distância de 40cm, diretamente na planta. Cada solução de 1 litro é o suficiente para aplicar em 20m2 de área (50ml/m2). O produto é eficaz após 28 dias de sua aplicação e deve ser usado imediatamente após sua preparação.