Não é só impressão. Os mosquitos e pernilongos de fato têm preferência por alguns humanos. Mas por que isso acontece?

Assim como o cheiro de sangue atrai animais carnívoros e o cheiro de bolo saindo do forno atrai as crianças, o dióxido de carbono exalado pelos humanos atrai os mosquitos. Nós respiramos moléculas de oxigênio e expiramos gás carbônico. Antes que esse gás se misture com os outros compostos presentes no ar, ele fica concentrado ao nosso redor. Os mosquitos são sensíveis à picos desse gás em um raio de 50 metros em seu entorno. Eles se aproximam do local onde a concentração do dióxido de carbono é mais forte — ou seja, onde há sangue fresco para o rango e a partir daí “atacam” seu alvo. Além disso, outros fatores também são levados em consideração quando se escolhe uma pessoa para a picada:

*Temperatura da pele

As pessoas não têm a mesma temperatura corporal, e os mosquitos costumam preferir os alvos mais quentes.

*Transpiração

Pela mesma razão, durante o exercício físico, as pessoas ficam mais quentes e, por isso, atraem mais os mosquitos. Mas o ácido lático que é produzido depois do treino e que é libertado pelo suor também pode fazer com que os praticantes de exercício se tornem ainda mais alvos fáceis dos seus ataques.

*Micro-organismos presentes na superfície de sua pele e odor

Segundo o biólogo Paulo Ribolla, em entrevista à Folha de S. Paulo, a atração de algumas pernilongas (é sempre a fêmea que pica) pode estar relacionada, ainda, a bactérias e fungos que você tem na pele. Esses organismos alteram o odor característico do corpo, aguçando os sentidos dos bichinhos voadores.

Cada ser humano emite um aroma característico que pode conter até 300 substâncias diferentes. Algumas delas atraem os mosquitos, e outras não. Demonstrou-se, por exemplo, que o ácido láctico, o ácido úrico ou o amoníaco presentes em seu suor são atrativos irresistíveis para algumas espécies de mosquito.

 *Tipo sanguíneo

Vários estudos têm sido feitos para tentar explicar esta preferência dos mosquitos por certas pessoas como, por exemplo, a influência do tipo de sangue. Investigações desenvolvidas sobre este tema dizem que os mosquitos são quase duas vezes mais atraídos por quem tem sangue tipo O, relativamente às pessoas com os outros grupos sanguíneos.

*Cor

E já pensou que os mosquitos podem sentir-se mais atraídos por certas cores do que por outras? Isto porque os mosquitos, além de utilizarem o cheiro, também se servem da visão: se usar roupas escuras como o preto, o azul escuro ou o vermelho vai atrair muito mais os mosquitos do que se usar roupas mais claras. Pessoas com a pela mais escura também são alvos mais fáceis.

A Kelldrin possui o Inset Block que foi especialmente formulado para repelir Mosquitos, Pernilongos, Borrachudos e Muriçocas, garantindo maior proteção e refrescância para sua pele.