A princípio oídio é conhecido como por cinza ou mufeta, causado pelo fungo Uncinula necator, pode destruir suas plantas e plantações. Vamos ensinar como identificar e combatê-lo.

Neste texto, falaremos por quais motivos algumas plantas não crescem e morrem rapidamente. Antes de tudo vamos entender como o oídio se instala de maneira devastadora na sua planta, logo depois iremos aprender a tratar essa praga de maneira rápida e eficaz.

Fatos sobre o Oídio:

  • Acima de tudo o oídio é um nome abrangente para um dado numeroso
    de conjunto de espécie de fungos unicelulares pertencentes à família dos
    Erysiphacea, em conclusão são várias pragas que dão em diversas espécies.
  • No entanto esses fungos tem uma estação favorita para se alojarem
    nas suas plantas, ambientes secos e quentes. Contudo também pode ser encontrada
    em clima úmido e frio.

Onde encontrar o oídio?

Em síntese o oídio é fácil de ser encontrado. Incialmente aparecem pontos brancos ou cinzentos, empoeirados e irregulares sobre as folhas ou frutas até mesmo em caules. Em outras palavras parece que polvilharam uma farinha em cima da planta. Dessa forma as plantas acabam enfraquecendo e morrendo.

Igualmente aos pulgões, o oídio é transmitido através do vento e insetos vetores. Por exemplo, plantações de caju, uva, feijão, morango, manga, pepino, abóbora, tomate, mandioca, amendoim, mamãe dentre outras, são as mais atingidas por essa praga. Concluindo o oídio pode causar uma grande devastação em sua plantação.

Veja alguns exemplos:

Oídio na soja Oídio

Como manter suas plantas longe de oídio?

Como evitar: Deixe as plantas em uma área de conforto, sempre arejada, com um espaçamento adequado em relação as outras, coloque em algum lugar que pegue sol, evite regar em excesso, manter o pratinho sob o vaso. Como resultado você evita de contaminá-las.

Como tratar: Mesmo que já tenha caído algumas folhas, afetado os frutos, ramos é necessário fazer a compostagem, enterre ou queime. Da mesma forma, ao destruir os esporos, elimina-se os novos focos de contágio.

Produtos que indicamos

Da mesma forma que outras pragas são tratadas o Grupo Kelldrin desenvolveu alguns inseticidas para ajudar na jardinagem da sua casa. Portanto entre em contato conosco por uma de nossas redes sociais, teremos o prazer de indicar um local mais próximo para a compra do produto.