Outubro começa as chuvas junto com ela as moscas-de-chifres que acaba aparecendo e incomodando seu animal principalmente o bovino.

Antes de mais nada a mosca-dos-chifres ou Haematobia irritans seu nome científico é uma pequena mosca do gênero Haematobia, de origem europeia essa praga e considerada teoricamente perigosa.

As moscas se reproduzem através do bolo fecal do animal, podem colocar até 2.000 ovos em todo seu período de vida. As etapas morfológicas é o ovo, larva, pupa e a mosca já adulta.

Elas se alimentam principalmente da matéria orgânica do bolo fecal do animal. Por isso o ambiente de criação de bovinos, suínos, ovinos e aves e propício para essas moscas.

Os bovinos possuem um grande de número de glândulas sebáceas sendo o atrativo para as moscas-dos-chifres, mosquitos e outros insetos.

Como a mosca-dos-chifres pode atrapalhar na criação de bovinos?

Com o inicio das chuvas os bovinos ficam mais suscetível as moscas-dos-chifres por causa do tempo úmido. Os animais ficam estressados, queda na produção de leite e quase não ganha peso.

Por ficarem muito tempo em cima do hospedeiro o animal deixa de se alimentar por ficar tentando livrar da mosca. Da mesma forma outro comportamento do animal que devemos observar, se ele ficar se aglomerando com outros animais em sua volta é um sinal que ele já está estressado. Os bovinos fazem isso justamente para impedir que sua superfície corporal fique exposta por muito tempo.

Mas engane-se que a infestação acontece apenas na época de chuvas. As moscas estão presentes o ano todo, porém na época da seca, os dejetos dos animais onde as moscas se alojam para reproduzirem  acabam secando mais rápido, impedindo que as moscas coloquem seus óvulos nas pastagens.

Quando as chuvas ficam mais intensas e diárias as moscas-dos-chifres também não conseguem se reproduzir devido ao fato que o bolo fecal do animal encharcar e isso faz com que a luz penetre nele atrapalhando o desenvolvimento das larvas.

Então a infestação diminui naturalmente com o tempo, mas mesmo assim ainda as moscas-dos-chifres conseguem atrapalhar os animas, deixando-o irritado.

Tratamento

Para o controle da infestação é recomendado tratamentos que sejam efetivos, por exemplo: no começo de outubro e no final de março. Com a pulverização dos animais, banho de imersão e corredores de aspersão o controle estratégico consegue direcionar tratamentos para épocas de maior abundância da mosca, permitindo dessa forma o planejamento do controle sanitário.

A Kelldrin desenvolveu um produto que vai te auxiliar no controle de moscas de chifres. Alpha Ciper é indicado para bovinos, ovinos, aves e cães. Saiba mais na parte de produtos do nosso site.