O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya. Seu ciclo de vida é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adulto. Veja a seguir cada estágio deste inseto vetor de doenças:

1. Ovo

A fêmea do Aedes põe seus ovos na água parada ou na borda de um local que possa eventualmente ficar molhado como; borda de baldes, bacias, latas de lixo, piscinas, caixa d’ água aberta e pratos de plantas, por exemplo. É nesta fase que o mosquito é mais resistente.

2. Larva

Em apenas 2 ou 3 dias, após entrar em contato com a água o ovo se transforma em larva e embora o mosquito prefira a água limpa para se reproduzir, ele pode se desenvolver até mesmo na água suja e no esgoto doméstico Durante esta fase a larva compreende 4 estágios de seu desenvolvimento, onde vai aumentando de tamanho significamente.

3. Pupa

Em cerca de 7 a 10 dias a larva se transforma em pupa e adota uma forma de vírgula e este estágio é mais curto e dura somente 2 dias, até que o mosquito esteja pronto para ‘nascer’.

4. Mosquito adulto

A pupa se transforma em mosquito e este sai do seu ‘casulo’ e está pronto para voar e precisa se alimentar. Após a cópula, a fêmea precisa de sangue para que seus ovos fiquem maduros, é nesse momento em meio a procura de sangue que o mosquito transmite doenças, ao picar diversos indivíduos, infectados ou não. O tempo médio de vida de um mosquito adulto é de 30 dias e durante este período cada fêmea pode colocar cerca de 3000 ovos.

 

Fontes: Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

 

Nesse ciclo médio de 10 dias, quanto maior a temperatura no ambiente, mais rápido o mosquito se desenvolve e está pronto para picar e transmitir dengue. A picada do Aedes aegypti pode acontecer em qualquer hora do dia, no entanto o mosquito evita o sol forte e ao ar livre, prefere à sombra o que favorece o ataque pela manhã e ao final da tarde.

Como evitar a proliferação

Para evitar a proliferação do mosquito é importante estar atento e prevenir os criadouros, evitando o acúmulo de água em recipientes, manter calhas e quintais sempre limpos., evitando os focos do Aedes aegypt. Além da destruição de criadouros, outras medidas podem e devem ser realizadas na luta contra o mosquito da dengue, como é o caso do controle químico com inseticidas.

Use produtos Kelldrin no combate ao Aedes Aegypti

O Grupo Kelldrin conta com produtos eficientes no combate ao mosquito da dengue, com diferentes formas de atuação, conheça cada um deles:

 

 

Kellthine Aerossol

Kellthine Multi Inseticida Aerossol

Pressionar a válvula para ativar o jato. Feche o ambiente e pulverize em todas as direções, por 4 a 6 segundos, para uma área de 10m2. Deixe agir por 20 minutos e ventile o ambiente antes de permitir que pessoas e animais circulem no local.

 

Kellthine Pronto Uso

Agite bem antes de usar. Gire o bico aplicador para a posição spray, pressione o gatilho a uma distância de 30 cm e aplique o produto. Dosagem: 50 ml do produto para cada m2 de superfície. Dosagem: 1 litro/m2.

 

Kellthine Repelente Elétrico

Uma hora antes de dormir colocar um refil no aparelho e ligá-lo. Deixar a porta ou janela do quarto aberta, para que os insetos possam sair. Nunca deixe ambas abertas, para evitar correntes de ar, que diminuem a eficiência do produto. Após 12 horas de uso, jogue fora o refil usado.

 

Kellthine Casa e Jardim

Kellthine Casa e Jardim – Saquinhos Hidrossolúveis

Inseticida para uso em dose única, diluir 5g para 1 L de água e pulverizar.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe especializada e saiba qual a solução ideal para o seu problema. Entre em contato pelo Whatsapp (62) 99972-9435 ou pela nossa central de atendimento.