Ao suspeitar de sarna no pet, é aconselhável evitar tocar no animal sem estar com luvas e devidamente protegido

A sarna é uma das doenças mais conhecidas pelos tutores. Causada por ácaros que ficam na pele do cachorro, ela gera grande incômodo ao pet. A doença pode ser causada por diferentes tipos de ácaros que se alojam na pele do animal podendo gerar diferentes formas de ação, sintomas e tratamentos necessários.

A sarna em cachorro pode ser causada por três tipos diferentes de ácaros e, consequentemente, se manifestam de três maneiras distintas. São elas: a escabiose, a sarna de ouvido e a sarna negra. Entre as três, apenas a primeira pode ser transmitida para humanos, mas todas precisam de cuidados específicos para aliviar a qualidade de vida do animal.

Os ácaros surgem nos períodos de baixa imunidade, e causam a chamada demodécica, em nome popular: a sarna negra. Outras duas espécies da sarna, a sarcóptica e a otodécica, são transmitidas através do contato com cachorros contaminados. Os diversos tipos de ácaros que causam sarnas chegam através de caminhos diferentes na pele do animal. Segundo especialistas, os parasitas da sarna demodécica são transmitidos de mãe para filho no período de amamentação. Os ácaros ainda podem existir de maneira controlada na maior parte da vida do cachorro.

Uma das principais dúvidas entre os tutores é se a sarna de cachorro pode ser transmitida em humanos. Segundo especialistas, das três principais sarnas, somente a sarcóptica pode ser transmitida para os seres humanos. E infelizmente, ela é também a sarna mais comum entre os animais. Por isso, ao suspeitar que o pet esteja com sarna, é aconselhável evitar tocar no animal sem estar devidamente protegido.

TIPOS DE SARNAS

Escabiose / Sarcóptica: também conhecida como sarna sarcóptica, esse é o tipo mais comum de sarna em cachorro. Ela pode ser transmitida tanto para humanos quanto para outros cachorros e, até mesmo, gatos que entrem em contato direto com o animal infectado. O ácaro responsável por esse tipo de sarna costuma agir no peito, na barriga e nos ouvidos do animal, causando muita coceira, vermelhidão, queda de pelos, perda de apetite e diferentes erupções na pele do animal, que vão das manchas e bolhas até crostas amareladas e infecções causadas por bactérias e fungos.

Sarna Escabiose / Sarcóptica

Sarna de ouvido / Otodécica: restrita à região auricular do animal, a sarna de ouvido também pode ser conhecida como otodécica. Ela causa acúmulo de cera e muita coceira tanto na orelha quanto no ouvido do animal. A partir desses dois sintomas, o cachorro pode desenvolver inflamações como a otite e também pode se ferir tentando aliviar o incômodo nas orelhas.

Sarna de ouvido / Otodécica

Sarna negra / Demodécica: a única que pode ser transmitida da mãe para o filhote, a sarna negra – também conhecida como sarna demodécica – costuma se manifestar no corpo todo ou em pontos isolados, como os cotovelos, calcanhares, queixo e na região focinho, perto dos olhos e da boca do animal. Entre os sintomas mais comuns, você pode identificar a oleosidade e queda dos pelos, infecções, inchaço, descamação e vermelhidão da pele além de manchas escuras e aspereza na região infectada.

Sarna negra / Demodécica:

Tratamento

A prevenção é sempre o melhor caminho para poupar qualquer tipo de sarna. Por isso, indicamos o Shampoo e Condicionador 6×1 ideal para o Tratamento e prevenção de parasitas como pulgas, carrapatos, sarnas e piolhos em cães, gatos e equinos.

Shampoo e Condicionador 6×1

Modo de Usar

No banho, com os pelos umedecidos, aplicar uma quantidade suficiente do produto para o porte do animal. Massagear bem, de forma que o produto e a espuma atinjam todas as regiões do corpo do animal. Deixar o produto atuar por 10 minutos e enxaguar em água corrente. Para uma melhor eficácia, repetir a operação.

Fontes utilizadas:

Jornal PirandoPet